Mundo

China apoia reconhecimento do português na ONU

A China apoia o reconhecimento do português como língua de trabalho da ONU, anunciou esta semana o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, citado pela agência Lusa.
Versão para impressão
A China apoia o reconhecimento do português como língua de trabalho da ONU, anunciou esta semana o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado, citado pela agência Lusa.

“A seu tempo teremos o apoio da China para que o português seja reconhecido como língua de trabalho do sistema das Nações Unidas”, disse Luís Amado durante uma visita oficial de cinco dias à China.

O apoio foi manifestado durante um encontro do ministro português com o seu homólogo chinês, Yang Jiechi, em Pequim.

“Há uma grande procura pela aprendizagem do português em toda a China, não só em Macau, mas também em Pequim e outras regiões”, disse Luís Amado.

Maior investimento no ensino do português

O ministro português defendeu um “maior investimento do Estado” na promoção do ensino da língua portuguesa e a “abertura de mais espaços geo-políticos à presença e influência de Portugal”.

O ensino do português na China, que há apenas uma década estava confinado a três universidades (em Pequim, Xangai e Cantão), está hoje implantado numa dezena de cidades.

Devido às crescentes relações da China com os países lusófonos, sobretudo Angola e Brasil, só em Pequim há cinco universidades com licenciaturas em português.
Luís Amado terminou em Pequim um périplo de cinco dias pelo nordeste asiático que incluiu também a Coreia do Sul e a Mongólia.

Na capital chinesa, além de Yang Jiechi, Luís Amado encontrou-se com o “número dois” do Governo chinês, Li Keqiang, e o ministro do Comércio, Chen Deming.
A visita ocorre num bom momento das exportações portuguesas para a China, que subiram 20 por cento em 2009, para cerca de 222 milhões de euros.

[Notícia sugerida pelo utilizador Francisco Santos]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório