Mundo

Chimpanzé fêmea abraça mulher que a salvou da morte

Quando foi encontrada, no Congo, a chimpanzé fêmea Wounda estava muito doente. A equipa do Instituto Jane Goodall, que a resgatou, conseguiu devolver Wounda à selva completamente recuperada. No momento de partir em liberdade, Wounda deu um forte abra
Versão para impressão
Quando foi encontrada, no Congo, a chimpanzé fêmea Wounda estava muito doente. A equipa do Instituto Jane Goodall, que a resgatou, conseguiu devolver Wounda à selva completamente recuperada. No momento de partir em liberdade, Wounda deu um forte abraço de agradecimento a Jane Goodall, fundadora do instituto.
 
No vídeo sobre o percurso de Wounda divulgado pelo instituto, a equipa que a resgatou conta que a chimpanzé estava muito magra e doente quando foi encontrada. O nome com que foi batizada, Wounda, significa “à beira da morte”.

Wounda passou vários meses no instituto, junto de cerca de outros 150 chimpanzés resgatados da selva, e recuperou completamente com a ajuda da veterinária Rebeca Atencia.
 


No vídeo, a britânica Jane Goodal, fundadora do instituto que tem dedicado a sua vida à proteção destes animais, conta que Wounda foi o 15.º chimpanzé a ser devolvido à liberdade, este ano.
 

Quando a equipa levou a chimpanzé de volta à selva, na ilha Tchindzoulou (Congo), Wounda provou que os especialistas têm razão quando afirmam que os chimpanzés têm boa memória. Quando foi libertada da sua jaula, e antes de se embrenhar na selva, Wounda deu um demorado e caloroso abraço a Jane. 



Imagem de Wounda quando foi resgatada, gravemente doente após um grupo de caçadores furtivos ter morto a sua mãe

O momento foi registado em vídeo e as imagens estão a correr o mundo. No Youtube do instituto, o vídeo, publicado há uma semana, já regista mais de 755 mil visualizações.

Antes de fundar este instituto, Jane Goodall, que comemora 80 anos em 2014 e recebeu o Premio Príncipe de Asturias de Ciências em 2003, passou mais de 45 anos na selva da Tanzânia a estudar a vida e o comportamento dos chimpanzés. 

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub