Ambiente

Chegou a Primavera!

Embora ensombrada pela seca, a Primavera chegou esta madrugada, dia 20 de Março, às 5h14. A chegada da nova estação foi também assinalada pelo Google com uma imagem que remete para as cores da natureza.
Versão para impressão

Embora ensombrada pela seca do Inverno, a Primavera chegou como previsto, esta madrugada, dia 20 de Março, às 5h14. A chegada da nova estação foi também assinalada pelo Google com uma imagem que remete para os elementos e para as cores da natureza.

Para muita gente é o dia 21 de Março que assinala a chegada da Primavera. Mas na realidade, o equinócio nem sempre ocorre nesse dia, e este ano, voltou a cair no dia 20. A estação vai durar 92,75 dias, até ao solstício de Verão, a 21 de Junho, pelas 00h09.

As datas dos equinócios variam de um ano para o outro, por várias razões – como o comprimento dos dias e das noites -, mas sobretudo porque os anos solares (o período entre dois equinócios de Março) não têm exatamente 365 dias, fazendo com que a hora exata do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas.

No dia do equinócio, o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, os dias tornam-se maiores e as noites mais curtas, aumentando, assim, o tempo de exposição solar do respetivo hemisfério em que o equinócio ocorre.

No hemisfério norte, o dia de Primavera chegou também à internet. Para assinalar a data, o Google lançou um doodle especial com flores, borboletas e outros motivos de cores garridas. Como é habitual, clicando na imagem do motor de pesquisa, os utilizadores acedem a vários sites e links que remetem para a nova estação e o respetivo equinócio.

Subida de temperatura na sexta

De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), Portugal continuará sem chuva, o que atrasará cenários naturais mais primaveris. Até quinta-feira, as temperaturas mínimas mantém a descida registada no fim de semana mas na sexta deverá ocorrer uma subida da temperatura, tanto mínima como máxima.

A semana deverá decorrer sem precipitação, com alguma nebulosidade temporária. Na quinta-feira, a sul, poderá ocorrer alguma precipitação, aguaceiros e possibilidades de trovoada, mas apenas no Algarve, refere a Lusa citando o IM. O resto do território mantém o céu pouco nublado ou limpo e um vento de nordeste.

Hora atrasa no domingo

Entretanto, na madrugada do próximo domingo (dia 25), a hora legal muda do regime de Inverno para o regime de Verão. Assim, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios devem ser adiantados 60 minutos à 01h, passando para as 2h. Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00h de domingo, passando para a 01h00.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub