Cultura

Chegou a 11ª edição do Indie

11.º Festival Internacional de Cinema Independente, que decorre entre 24 de abril e 4 de maio, em quatro espaços da cidade de Lisboa (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Campo Pequeno, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema), num total de 234
Versão para impressão
11.º Festival Internacional de Cinema Independente, que decorre entre 24 de abril e 4 de maio, em quatro espaços da cidade de Lisboa (Culturgest, Cinema São Jorge, Cinema City Campo Pequeno, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema), num total de 234 sessões. 

O IndieLisboa comemora este ano a sua 11.ª edição, sendo que conta com uma audiência média de 40 mil pessoas por certame. De um total de 4024 filmes recebidos, a organização selecionou 226 (79 longas e 147 curtas metragens) para as várias secções do festival. Este ano vão estar 44 filmes nacionais em exibição (10 longas e 34 curtas metragens), sendo que 21 integram a competição nacional. A Allianz Portugal, patrocinador oficial, atribui e dá nome ao prémio para a “Melhor Longa Metragem Portuguesa”. 
  
Comemora-se, em 2014, o 10.º aniversário do IndieJúnior, espaço dedicado aos mais novos, que apareceu um ano depois do festival ter começado. Desenhado para agradar, sobretudo, a crianças e jovens (mas também aos pais e professores que os trazem), o IndieJúnior desenvolveu-se muito rapidamente com uma programação de referência.

De destacar, ainda, as atividades paralelas do Festival, nomeadamente, as LisbonTalks, um espaço para dar a conhecer a estudantes de cinema e a todos os profissionais do meio, as várias mecânicas de funcionamento do meio cinematográfico. Constituídas por seminários, debates, mesas redondas e masterclasses, com os realizadores, produtores e outros profissionais, nacionais e estrangeiros, são lugares de análise e aprendizagem, onde se cruzam saberes e testemunhos, com convidados portugueses e estrangeiros das múltiplas áreas do cinema.

De salientar ainda a iniciativa Indiebynight, realizada em parceria com espaços noturnos de entretenimento da cidade de Lisboa, como bares e discotecas, e que procura proporcionar ao público a continuação do convívio para além das fronteiras físicas dos espaços onde decorrem as mostras. Para isso, os estabelecimentos noturnos associados desenvolvem uma programação ajustada ou relacionada com a programação cinematográfica apresentada no Indie Lisboa.

 
Nesta 11.ª edição do Festival, a direção do IndieLisboa reafirma os principais objetivos do certame: incentivar a criação autoral na área do cinema, potenciar a circulação das obras e dos autores em território nacional e internacional e promover o cinema português no mundo, tentando aproximar o universo do cinema contemporâneo do maior número de pessoas.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub