Gastronomia

Chef português promove gastronomia nacional em Macau

Henrique Sá Pessoa vai estar no Festival de Gastronomia e Vinhos de Macau a apresentar cerca de três dezenas de 'interpretações' pessoais da gastronomia portuguesa. O 'chef' português vai estar de sábado até ao final do mês no evento a tentar agradar
Versão para impressão
Henrique Sá Pessoa vai estar no Festival de Gastronomia e Vinhos de Macau a apresentar cerca de três dezenas de 'interpretações' pessoais da gastronomia portuguesa. O 'chef' português vai estar de sábado até ao final do mês no evento a tentar agradar a todos aqueles que ali se sentarem à mesa. 
 
“É um grande desafio, pelo nome, pela reputação que fomos criando e pela herança dos chefes que estiveram presentes noutros festivais”, diz Henrique Sá Pessoa à Lusa, poucas horas depois de chegar a Macau e ainda com os sonos trocados. 
 
Entretanto, já conseguiu visitar os mercados locais para perceber como e onde serão adquiridos alguns dos produtos do certame. No menu do 'chef' português vão constar, por exemplo, folhados de queijo de cabra a vieiras com chouriço, para entradas, bacalhau com grão, lombinhos de porco preto acompanhados de puré de maçã, para pratos principais, e arroz doce com maçã caramelizada e moscatel ou um pudim de requeijão com doce de abóbora, para sobremesa.
 
“Espero que venha a comunidade portuguesa até porque, tendo um programa na televisão, acaba por ser uma boa promoção e as pessoas podem ter curiosidade em experimentar esta minha interpretação da cozinha”, refere.
 
Nos pratos que confeciona, Henrique Sá Pessoa, que viveu entre 1999 e 2002 em Sydney, na Austrália, garante colocar alguma influência desta região do mundo e explica que, por exemplo, na 'sua' cataplana não faltam condimentos como “a erva príncipe, o gengibre ou a malagueta”.
 
“Utilizo sempre alguns ingredientes da nossa anterior riqueza, de maneira a trazê-los de volta aos pratos tradicionais e conferindo sempre um toque pessoal aos pratos, uma interpretação individual da gastronomia que vais distinguindo todos os 'chefs'”, conta.
 
Com uma seleção de vinhos portugueses a acompanhar o festival, Henrique Sá Pessoa espera ver também sentados à mesa do Clube Militar pessoas que não sejam da comunidade portuguesa. Além dos pratos disponíveis na carta, ao almoço será disponibilizado um 'buffet', com pratos mais tradicionais como o bacalhau com natas, entre outros.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub