Fitness & Bem-estar

Chaves vai ser a primeira cidade-museu de Portugal

A autarquia de Chaves quer tornar a cidade na primeira "Cidade-Museu" do país. Lojas comerciais, edifícios públicos, restaurantes e hotéis do centro histórico de Chaves vão expor peças de reserva do Museu da Região Flaviense e transformar toda a cida
Versão para impressão
A autarquia de Chaves quer tornar a cidade na primeira “Cidade-Museu” do país. Lojas comerciais, edifícios públicos, restaurantes e hotéis do centro histórico de Chaves vão expor peças de reserva do Museu da Região Flaviense e transformar toda a cidade num museu dinâmico. 
 
Aras, esculturas de pedra, moedas romanas e objetos de adorno são alguns exemplos do do património que vai ser exposto e que, até então, se encontrava 'escondido' no museu da região. 
 
O objetivo é que os flavienses e visitantes passem a ver a localidade como um museu dinâmico, estimular o consumo no comércio tradicional e promover o património histórico e cultural, proporcionando ao visitante uma experiência de património. 
 
O projeto já está a ser implementado e envolve toda a comunidade, nomeadamente  estabelecimentos comerciais, restauração e hotelaria. Assim que estiver consolidado, será também criado um roteiro com visitas guiadas aos locais aderentes, por forma a dinamizar toda a exposição.   
 
“Chaves é uma cidade histórica, herdeira de um passado carregado de significado, conforme testemunham os vestígios arqueológicos e o património cultural e histórico”, refere António Cabeleira, Vice-Presidente da Câmara e Vereador da Cultura, em comunicado.
 
Como tal, o “Centro Histórico constitui uma unidade de elevado valor patrimonial” e vai, agora, receber a iniciativa 'Chaves, Cidade Museu'. Para a ação, o Museu da Região Flaviense vai ceder temporariamente material do acervo de reserva a empresas e/ou instituições localizadas naquela zona.
 
No interior de edifícios públicos, estabelecimentos comerciais, restaurantes e hotéis aderentes serão colocadas peças emblemáticas, que transformarão a cidade num autêntico museu ao ar livre.
 
Sempre que necessário, será colocada uma base de metal dimensionada sob cada peça exposta, acompanhada por um painel em formato A4, que fornecerá todas as referências explicativas.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub