iliving&trends

Chão do Rio – O apelo do campo

O gosto pela terra, pelo campo, pelo contacto com a natureza uniu Rodolfo e Catarina.
Versão para impressão
Não só no amor, mas também no projeto Chão do Rio.

Fascinados pela beleza natural da Serra da Estrela, e saudosos das boas memórias de infância que tiverem em meios rurais, decidiram comprar um terreno, de nome Chão do Rio, na aldeia de Travancinha (concelho de Seia).

Inicialmente, o espaço era apenas o reduto dos fins de semana mas, com crescente número de convidados, foram alimentando a ideia de um turismo de aldeia.

Nos oito hectares da propriedade dispõe-se a casa maior, com dois quartos, e as cinco casas T1, pitorescas, de pedra e telhados de colmo.

Os hóspedes podem deliciar-se com um pequeno-almoço digno da região – um cesto recheado de pão centeio da padaria de Travancinha, de requeijão de ovelha de Oliveira do Hospital, de o bolo negro de Loriga, de mel da serra e de compotas caseiras.

Neste ambiente campestre, todos são convidados a apreciar a natureza e a comungar dela por entre carvalhos anciãos, flores raras e grandes maciços graníticos. Podem ainda recuperar tradições que nem sempre são permitidas na cidade, tais como os piqueniques sob a sombra de castanheiros, a apanha de cogumelos no outono, colher fruta no verão ou ler histórias envolvidos pelo crepitar da lareira. E por que não contemplar as estrelas, acompanhado pela lanterna que recebe logo à chegada?

Para famílias, casais, casais de amigos e praticantes de trekking e BTT, os passeios (a pé ou de bicicleta) pelos trilhos pedestres iniciam-se na calçada romana que delimitCaptura de ecrã 2016-03-7, às 11.40.28a a quinta. As gincanas de carrinhos de mão, o baloiço na árvore e o parque infantil certamente farão as delícias das crianças, enquanto os pais e amigos preparam um assado no forno de lenha ou um churrasco. E se o tempo quente predominar, a piscina biológica da Chão do Rio estará lá para ajudar a refrescar.

A harmonia e respeito pelo meio rural completam-se com a iluminação exterior com recurso a leds, em postes de árvores vivas, com a reciclagem e compostagem e a própria seleção de “aménities” artesanais.

Com o intuito de promover a biodiversidade e a observação de pássaros e libelinhas, o casal de proprietários está a criar, na zona mais florestal do espaço, um charco a que chamará “Brejo das Libelinhas”.

A vida simples e natural é igualmente homenageada de cada vez que o rebanho do pastor da aldeia passa com as suas ovelhas pelos prados, animando a quinta.

No entanto, as necessidades modernas não foram descuradas na Chão do Rio – todas as moradias possuem uma decoração acolhedora e atual, onde livros, CD’s, brinquedos e internet wi-fi não faltam. E se a estadia exigir descanso pleno, é sempre possível recorrer ao serviço de entrega de refeições ou de massagens ao domicílio.

As visitas a queijarias e museus, a feiras de produtos locais e outras festividades são também valorizados neste alojamento. Do mesmo modo que o acesso direto da propriedade ao centro da aldeia possibilita que os hóspedes contactem de perto com as pessoas de Travancinha, seja com uma visita ao café, à mercearia ou à padaria.

Mas, se procura a Chão do Rio pelo ex-libris que tem tão próximo – a Serra da Estrela –, Rodolfo e Catarina garantem que, mais do que uma visita em pleno inverno, quando a montanha está coberta de neve, a passagem pela região é ainda mais bucólica, bela e marcante por altura da Primavera (que se aproxima)!

www.chaodorio.pt

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub