Fitness & Bem-estar

Céu do Alqueva é atração turística e está em festa

O Alqueva foi o primeiro destino do mundo a obter a certificação "Starlight" e, nos dias 12 e 13 de Julho, assinala este selo de qualidade com a segunda Dark Sky Party.
Versão para impressão
Tal como há reservas ecológicas agora também existem as reservas “Starlight” cujo objetivo é proteger o céu noturno das luzes das cidades. O Alqueva foi o primeiro destino do mundo a obter esta certificação e, nos dias 12 e 13 de Julho, assinala  este selo de qualidade com a segunda Dark Sky Party.
 
Um céu limpo sem a poluição da iluminação artificial e urbana é cada vez mais precioso, sobretudo no mundo ocidental onde estes céus são cada vez mais raros. Por isso mesmo, a UNESCO decretou, em 2007, o céu e os astros celestes como Património Universal. 
 
Para reforçar a proteção deste tesouro, a UNESCO e a Organização Mundial do Turismo lançaram, no final de 2011, o selo de certificação Starlight Tourism Destination. O Alqueva foi o primeiro destino em todo o mundo a conquistar esta distinção, que entretanto já foi atribuída a mais três locais: Montsec, La Rioja e la Palma (Ilhas Canárias), os três localizados em território espanhol. 

A certificação atribuída em 2012 ao Alqueva engloba várias terras do Grande Lago: Portel, Reguengos, Alandroal, Mourão, Moura, Barrancos. Graças a este novo selo, foi criada a rota turística Dark Sky que integra empresas locais certificadas pela Reserva Dark Sky Alqueva para oferecer serviços de alojamento, de restauração e de atividades de animação turística. 

A maior parte das unidades de alojamento aprovadas pela rota oferecem, além dos serviços típicos de restauração e turismo, atividades de animação relacionadas com o céu noturno, como observação dos astros com telescópios, observação noturna de aves e vida selvagem, sessões de astrofotografia ou passeios noturnos a cavalos. 

Os destinos com céus noturnos cintilantes têm vindo a ganhar popularidade entre os turistas amantes da natureza. Recentemente, o site de viagens Destinations publicou um artigo onde listou os melhores destinos “para ver estrelas” e onde o Alqueva está incluído como “raridade genuína” que oferece “condições perfeitas para explorar os céus” com “pouca poluição das luzes e céus limpos”.

Festa Dark Sky a 12 e 13 de Julho

Para celebrar mais um ano do selo Starlight, o  Dark Sky Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz irão levar a cabo nos próximos dias 12 e 13 de Julho, em Monsaraz, a segunda Dark Sky Party que contará nesta edição com inúmeras novidades e atrações.


Tendo como palco o Centro Náutico de Monsaraz, local escolhido para receber esta festa de astronomia, será possível em diversas atividades diurnas e nocturnas sempre com entrada livre.

No dia 12 de Julho a partir das 21H00 será possível perceber um pouco mais da ligação entre os monumentos megalíticos da zona de Monsaraz e o céu noturno, podendo contar-se ainda com observação astronómica pela noite dentro.
 
No sábado, dia 13 de Julho, a Dark Sky Party arranca às 15h com diversas atividades e workshops para adultos e crianças. Astronomia, olaria, chás e plantas aromáticas, astrofotografia, observação do sol, canoagem e passeios de barco, palestras, workshops e iniciativas, estarão à disposição dos visitantes.

Visite AQUI o site da Dark Sky Alqueva.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub