i9magazine

CES 2016 Innovation Awards – A meca da tecnologia

Versão para impressão

Organizada pela Consumer Technology Association™ (CTA), anterior Consumer Electronics Association (CEA)®, desde 1967 serve de local de testes, não só para os mais criativos mas também para as tecnologias mais inovadoras. A presença das inovações de última geração no CES marca a sua introdução no mercado.

Nos primeiros dias de janeiro, a cidade de Las Vegas, no Nevada (Estados Unidos da América) é invadida por todos aqueles que, de alguma forma, prosperam nos negócios tecnológicos, digitais e eletrónicos.

Mas o que realmente interessa é ter a possibilidade de passear (e participar) nos diversos stands de exposição onde decerto vamos encontrar algo inesperado, surpreendente e, muito provavelmente, um tanto surreal!

A pensar na originalidade e excentricidade de certos itens, o CES Innovation Awards é uma competição, integrada na edição anual do CES, que destaca produtos tecnológicos de consumo com avanços marcantes na área do design e engenharia.

Cada uma das 27 categorias em análise é avaliada por um painel composto por três jurados independentes, entre designers, engenheiros e profissionais de imprensa especializada. Critérios como função, características, comparação direta do produto com concorrentes no mercado, aspeto visual, aplicação e técnica são tidos em conta no momento de escolha. Os produtos mais bem classificados dentro das variadas categorias são os que recebem o título de Best of Innovation Award.

No grupo de Hardware e Componentes para Computadores, destacou-se o HP ENVY Curved All-in-One, um computador com ecrã curvo QHD+ e certificação Technicolor que dá uma experiência mais imersiva para o utilizador.

O sonar inteligente Deeper-Smart Fishfinder, associado ao smartphone, ajuda os pescadores profissionais e amadores, de água doce ou salgada, a localizar o peixe; a obter informações sobre a profDeeperundidade, temperatura da água e muito mais. Foi distinguido na categoria de Acessórios Wireless de Telemóveis.

Nos Periféricos para Computadores, o vencedor foi um novo dispositivo musical – o Seaboard RISE, da empresa Roli. O aparelho, fino, leve e portátil, transforma o teclado convencional, incorporando um sensor que permite aos músicos modelarem o som através do toque.

Se não tem muita experiência na preparação de cocktails, fique de olhe no Somabar Robotic Bartender, triunfador na categoria de Eletrodomésticos. É o bartender mais inteligente do mundo! Com ligação wi-fi e sensores, inclui marcação eletrónica de ingredientes e limpeza automática. Agora, para tomar uma bebida, basta carregar num botão. Também pode usar a app Somabar e partilhar as suas receitas com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Para os amantes de Fitness, Desporto e Biotecnologia, foi eleito o Ōura. Um anel revolucionário e uma aplicação de bem-estar que, baseadas numa plataforma avançada, ajudam-no a ter um sono mais repousante e a ajustar suas atividades diárias para um melhor equilíbrio e desempenho. Com este novo acessório, elegante e ergonómico, fica a saber quando o seu corpo está preparado para mais desafios ou quando deve descansar.

O YOGA Tab 3 Pro, da Lenovo, sobressaiu na secção de tablets, e-readers e computadores mobile. Com um projetor incorporado, é um verdadeiro tablet multimédia. Qualquer parede ou teto transforma-se numa tela de 70 polegadas a partir do ecrã QHD de 10,1 polegadas, com 4 altifalantes. Um único carregamento da bateria permite 18 horas de uso geral.

Vários outros produtos foram homenageados na classe de impressão 3D, casas inteligentes, imagem digital, jogos e realidade virtual, auscultadores, eco-design e tecnologias inteligentes, wearables, tecnologias embebidas, acessórios e sistemas não tripulados, monitores e televisores vídeo, software e aplicações móveis, tecnologia para um mundo melhor, veículos inteligentes, entre outras. Quanto a grandes marcas, a LG e Lenovo Yoga Taba Samsung Electronics tiveram muitos equipamentos listados nas múltiplas categorias. Por exemplo, na g
ama de eletrodomésticos, as duas concorrentes lançaram, cada uma, dois frigoríficos inteligentes. Os quatro modelos obtiveram reconhecimento pela qualidade e diversos sistemas de IoT (Internet of Things).

O anúncio da listagem Best of Innovation Awards 2016 ocorreu durante o CES Unveiled New York. Uma apresentação anual que antecede o CES e que divulga, em Nova Iorque, os produtos inovadores e as tendências que irão estar em exposição durante a feira tecnológica.

Karen Chupka, Vice-presidente sénior do CES e da estratégia empresarial corporativa na CEA, afirmou que “este foi outro ano fantástico para os Prémios de Inovação, com todos os homenageados a representarem uma vasta gama de avanços tecnológicos, o que revela excitação, energia e compromisso com a tecnologia de consumo”. Acrescentou também que os produtos inovadores apresentados vão “orientar a indústria de tecnologia de consumo global nos próximos meses”.

Entretanto, o CES expandiu-se para outros destinos. Numa clara aposta na amplitude e profundidade da inovação no mercado asiático, irá decorrer, de 11 a 13 de maio, o CES Asia, em Shangai, na China. Foca-se em três temas essenciais: conectividade, inovação e IoT. Potenciais tecnologias de/para start-ups serão expostas para potenciar fortes relações comerciais com novos e existentes fabricantes, parceiros e fornecedores. Estarão em exposição os aparelhos que representem as 15 áreas selecionadas e que incluem: impressão em 3D, áudio, automotivo, conteúdos e online, tecnologias verdes, saúde, home entertainment, estilo de vida, mobile, robótica, casas inteligentes, desporto e fitness, vídeo/4K Ultra HD, videojogos e wearables.

Cerca de 350 empresas, mais de 30 mil participantes e 1000 representantes de meSomabarios de comunicação social irão marcar presença no CES Asia 2016.

Quanto à edição original, a norte-americana, resta-nos esperar pela chegada de 2017 e ir ao CES de 5 a 8 de janeiro.

 www.cesweb.org

 

O conteúdo CES 2016 Innovation Awards – A meca da tecnologia aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub