Saúde

Cerveja hidrata tanto como a água depois do exercício

Um grupo de especialistas revelou, esta terça-feira, numa conferência em Bruxelas, que o consumo moderado de cerveja depois do exercício físico é tão eficiente na reidratação e recuperação do praticante como a água.
Versão para impressão
Um grupo de especialistas revelou, esta terça-feira, numa conferência em Bruxelas, que o consumo moderado de cerveja depois do exercício físico é tão eficiente na reidratação e recuperação do praticante como a água. 
 
As conclusões são de um estudo levado a cabo por uma equipa de investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, onde foram medidas as reações do corpo perante a ingestão de água e de cerveja depois de um esforço físico intenso. 
 
“Fizemos este estudo para comprovar se era ou não recomendável beber umas cervejas depois do exercício físico”, referiu Manuel Castillo na sua intervenção, no âmbito do 'VI Simpósio Europeu sobre Cerveja y Saúde'.
 
“Verificámos que o consumo moderado de cerveja – ou seja, entre duas a três imperiais por dia para os homens e uma a duas para as mulheres -, quer a tradicional, quer a sem álcool, após a prática de desporto, e em condições de elevada temperatura ambiental e abundante transpiração, pode permitir recuperar as perdas hídricas, da mesma forma que a água”, conta, citado pelo jornal La Gaceta 
 
Manuel Castillo, professor de Fisiologia da Universidade de Granada, afirmou que o estudo foi feito em conjunto com o Conselho Superior de Investigações Científicas, visando determinar “a idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico dos desportistas após o exercício físico”.
 
Para o especialista, “é muito importante que fazer exercício seja associado a um momento de prazer, por forma a que haja continuidade”. Como “não foi encontrado nenhum efeito específico negativo que se possa atribuir ao consumo de cerveja, comparativamente com o consumo exclusivo de água”, Castillo acredita que a divulgação dos resultados desta investigação pode ajudar a que o desporto se converta num “ato social”.

Notícia sugerida por Elsa Fonseca
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório