Saúde

Centro: um milhão consome pão com menos sal

Três anos volvidos sobre o seu início, a iniciativa "pão.come" já faz com que mais de um milhão de pessoas da região centro consuma pão com baixo teor de sal. Esta quinta feira, 54 padarias do concelho de Coimbra recebem certificados pelo seu contrib
Versão para impressão
Três anos volvidos sobre o seu início, a iniciativa “pão.come” já faz com que mais de um milhão de pessoas da região centro consuma pão com baixo teor de sal. Esta quinta feira, 54 padarias do concelho de Coimbra recebem certificados pelo seu contributo para estes resultados positivos.

“Cerca de mil padarias de 72 concelhos participam já no projeto, que começou com 26 concelhos, em 2007”, disse à agência Lusa a médica Ilídia Duarte, coordenadora desta iniciativa da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro para a redução do sal no pão como medida de prevenção das doenças cardiovasculares e cérebrovasculares.

Ao todo, 150 profissionais de saúde pública trabalham para esta causa, apoiados por uma rede de seis laboratórios de saúde pública, que asseguram a “monitorização analítica do projeto”, e diversas empresas de panificação.

Numa nota enviada à imprensa, a ARS faz um balanço positivo desta cooperação: “Atualmente, sem que se tenham apercebido, mais de um milhão de pessoas na região consomem pão com baixo teor de sal”.

O programa “pão.come” já foi, por isso, distinguido pelo Alto Comissariado da Saúde e pelos Nutritions Awards 2010.

“O pão de Portugal já foi considerado o mais salgado da Europa”, frisou Ilídia Duarte, indicando que a legislação em vigor estabelece como valor máximo 1,4 gramas por 100 gramas de pão. Nos últimos três anos, a ARS-Centro atingiu uma média de 0,91 gramas, de acordo com as análises feitas a “mais de quatro mil amostras de pão”.

A cerimónia desta quinta feira, a realizar no centro comercial Dolce Vita, às 15h30, “assinala o óptimo desempenho destas padarias que, após dois anos (.), conseguiram atingir os objectivos propostos”, refere a nota da ARS.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório