Ciência

Centro Champalimaud é o melhor sítio para trabalhar

O Centro de Investigação da Fundação Champalimaud é o melhor sítio para trabalhar em ciência fora dos Estados Unidos, segundo um ranking elaborado pela revista norte-americana The Scientist.
Versão para impressão

O Centro de Investigação da Fundação Champalimaud é o melhor sítio para trabalhar em ciência fora dos Estados Unidos, segundo um ranking elaborado pela revista norte-americana The Scientist, que anualmente seleciona os melhores centros para desenvolver trabalho científico, dentro e fora dos EUA.

A lista é elaborada pela revista com base num inquérito a jovens investigadores que já fizeram o seu doutoramento e que desenvolvem trabalho de investigação com bolsas de pós-doutoramento (os chamados pós-docs). Este ano foram inquiridos mais de 1500 jovens cientistas.

De acordo com o resultados do inquérito, nos Estados Unidos o melhor centro para fazer investigação é o Whitehead Institute for Biomedical Research, em Cambridge.

Já fora dos Estados Unidos, o primeiro lugar da lista é ocupado pelo Centro de investigação da Fundação Champalimaud, em Lisboa. Em segundo lugar está o Institute of molecular Biotechnology, em Viena, Áustria, e o Center foir Molecular Medicine, também em Viena.

Sobre a Fundação  Champalimaud a revista The Scientist sublinha, no comunicado do ranking, que o Centro de Investigação para o Desconhecido “está no topo da lista das melhores instituições internacionais para os pós-doc, apesar de ter menos de dois anos”.

No mesmo comunicado, a revista cita o jovem Ricardo Gonçalves que, no Centro Champalimaud, estuda o metabolismo e o comportamento da mosca Drosophila. “Há qualquer coisa de muito bom a começar aqui”, diz o investigador português, citado pela The Scientist.

Já a jovem norte-americana Cindy Poo, que faz pós-doc na mesma instituição, sublinha “a cultura de liberdade” que ali se vive. “Nunca trabalhei num sítio tão democrático”, garante.

Clique AQUI para aceder ao ranking.

[Notícia sugerida por Piscote Serafim e Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub