Saúde

Cebola e uva podem proteger dos raios ultravioleta

A rutina, substância presente em árvores de pequeno e médio porte e em alimentos como a cebola e a uva, parece ter efeito protetor face aos raios solares. A conclusão é de um estudo levado a cabo por uma universidade brasileira.
Versão para impressão
A rutina, substância presente em árvores de pequeno e médio porte e em alimentos como a cebola e a uva, parece ter efeito protetor em relação aos raios solares. A conclusão é de um estudo levado a cabo pela Faculdade de ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo, no Brasil.

Presente não só nas cebolas e nas uvas, mas também no vinho tinto, a rutina é um flavenoide tradicionalmente utilizado como antioxidante e vasoprotetor que reduz a hipermeabilidade capilar e a formação de edemas, avança a universidade em comunicado.

André Baby, professor responsável pela investigação, salienta que as conclusões do estudo apontam para uma grande eficácia da substância “na prevenção dos danos causados pela radiação ultravioleta”.

O flavenoide em questão tem a particularidade de não penetrar no estrato córneo da epiderme, mantendo-se na superfície da pele. A par deste fator, a composição química da rutina apresenta-se semelhante à de um filtro, o que se revela bastante útil para a criação de protetores solares eficazes.

Estes protetores, denominados como fotoativos, integram-se na tendência mundial de produção de cosméticos com base em substâncias naturais. Atualmente, a equipa de investigação está direcionada para a associação da rutina com os filtros solares tradicionais, nomeadamente o p-metoxicinamato de metila e a benzofenona-3, de modo a tornar os protetores o mais fortes possível.

As conclusões acerca da eficácia da rutina foram retiradas de vários ensaios ‘in vitro’, realizados em laboratórios, e financiados por diversas instituições brasileiras. O passo seguinte da investigação passa pelos testes em seres humanos.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub