Gastronomia

Cavala: Chefs promovem pratos saudáveis no Algarve

Quem passar, esta quinta e sexta-feira, pelos mercados de Portimão e Olhão, no Algarve, poderá provar e aprender a confecionar pratos gastronómicos que terão como principal ingrediente a cavala, um peixe pouco procurado mas com muitos benefícios.
Versão para impressão
Quem passar, esta quinta e sexta-feira, pelos mercados de Portimão e Olhão, no Algarve, poderá provar e aprender a confecionar pratos gastronómicos que terão como principal ingrediente a cavala, um peixe pouco procurado pelos portugueses mas que oferece muitos benefícios à saúde. 
 
A iniciativa vai ser desenvolvida pela Docapesca, que pretende promover a espécie abundante na costa nacional, que não está sujeita a quotas de pesca e tem, além de um preço baixo, uma grande riqueza em ómega 3 e 6.
 
Além disso, segundo a empresa, responsável pela primeira venda de pescado em lota, a cavala tem um sabor intenso e é fácil de preparar devido à ausência de escamas, o que permite a obtenção de receitas rápidas mas com qualidade.
 
Em declarações à Lusa, José Apolinário, presidente da Docapesca, esclareceu que o objetivo da ação é provar que é possível “fazer uma refeição economicamente acessível e valorizar também, a um preço mais justo, o valor pago ao pescador em relação à cavala”.
 
Nesse sentido, graças a uma parceria com as autarquias de Portimão e Olhão e com a Escola de Hotelaria e Turismo de Algarve (EHTA), aqueles que visitarem os mercados poderão assistir a aulas de culinária e fazer degustações gratuitas de pratos à base daquele peixe. 
 
Durante as manhãs de quinta e sexta-feira, entre as 10.00h e as 11.00h, haverá naqueles espaços duas sessões ministradas por “chefs” e alunos da EHTA. 
 
Segundo dados fornecidos pela Docapesca, a quantidade de cavala vendida em lota duplicou nos últimos três anos, atingindo as 27 mil toneladas. Durante o primeiro semestre de 2012, a quantidade vendida aumentou 26% face ao mesmo período do ano passado. 
 
Quanto ao valor transacionado gozou, este ano, de um incremento de cerca de um milhão de euros (um valor 36% superior ao registado em 2011). 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório