Sociedade

Cávado cria agência para poupar energia

A Agência de Energia do Cávado foi constituída formalmente esta semana pelos municípios que compõem a Comunidade intermunicipal do Cávado (CIM) - Amares, Braga, Barcelos Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. O objetivo da Agência é promover a efic
Versão para impressão
A Agência de Energia do Cávado foi constituída formalmente esta semana pelos municípios que compõem a Comunidade intermunicipal do Cávado (CIM) – Amares, Braga, Barcelos Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde. O objetivo da Agência é promover a eficiência energética e reduzir de forma ecológica os custos da fatura de edifícios municipais, equipamentos e iluminação pública.

A Agência espera a aprovação dos fundos comunitários ao qual se candidatou para suportar o investimento de 400 mil euros que precisa para se dotar de todos os meios necessários às suas funções. Entretanto vai iniciar a sua atividade com o estudo do diagnóstico e inventário energético dos municípios do Vale do Cávado.

“Esta Agência de Energia visa, fundamentalmente, estudar soluções que vão no sentido de poupar energia e de se arranjar fontes alternativas de energia”, explicou ao Correio do Minho o presidente da Câmara Municipal de Braga e presidente da CIM, Mesquita Machado.

O mesmo responsável salienta a importância deste projeto já que a conta energética a cargo dos municípios é muito geralmente muito elevada com valores que chegam a ultrapassar os cem mil euros por mês.

Mesquita Machado alega que suportam não só a energia gasta nos edifícios do concelho mas também a iluminação pública, de equipamentos desportivos, escolas e outros serviços sob a responsabilidade das autarquias locais.

“O nosso objetivo é reduzir o consumo de energia para o mínimo possível. Os estudos é que vão dizer quanto e como é possível reduzir a fatura energética”, garantiu o presidente da CIM. “Mas estaremos também a contribuir para diminuir a chamada camada do ozono”, defende.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório