Gastronomia

Castro Marim: Sabores do Algarve no “Terra de Maio”

NULL
Versão para impressão

O vinho, o queijo de cabra, a flor de sal e outros produtos gastronómicos do Algarve voltam a estar em destaque na 4ª edição do “Terra de Maio”, na aldeia do Azinhal, em Castro Marim, de 13 e a 15 de maio. “Porque a Terra Tem os Seus Ciclos, os Segredos e a Sua Sabedoria” é o tema deste ano.

O evento tem como objetivo a promoção dos produtos tradicionais de qualidade, da gastronomia, dos vinhos do Algarve, do sal de Castro Marim, da cabra de raça algarvia, do folclore e da música popular portuguesa.

Um dos pontos fortes do primeiro dia da feira é a abertura da Grande Mostra de Vinhos do Algarve que inclui uma prova de vinhos da Quinta dos vales de Lagoa. Há também o Laboratório de Gostos da Qualifica e da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve onde será feita a apresentação e degustação de produtos tradicionais.

Cozinha ao vivo com Chakall

Para o segundo dia estão previstas várias atividades como o workshop de gastronomia e fotografia, pela ALFA, o seminário “A Vinha e o Vinho – O Caso do Sotavento Algarvio”, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a apresentação do projeto “Operação de Charme – Sal de Castro Marim” e a mostra de pratos típicos e degustação de atum pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António.

No mesmo dia, destaque ainda para a cozinha ao vivo, às 18h, com a presença do chef Chakall, seguida de uma sessão de autógrafos do livro “Portugal Revisitado”.

Workshops sobre queijo de cabra e sobre sal e flor de sal

Domingo, dia 15 de maio, o último dia da quarta edição da Terra de Maio, começa às 10h00 com o Seminário “Marketing Criativo na Promoção dos Produtos Tradicionais”, pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Entre as 10h30 e as 18h00 decorre a 1.ª Corrida de Galgos a contar para o Campeonato Nacional pela Associação de Galgueiros do Sul.

O festival conta também com vários concertos de música tradicional portuguesa e folclore, e outros workshops e ´show cookings` de produtos tradicionais. Estão também previstos vários ateliês com atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas ao público infantil.

A Terra de Maio no Azinhal é uma organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Junta de Freguesia do Azinhal com a colaboração de outras entidades.

Visite AQUI o site oficial do evento para consultar toda a programação.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub