Sociedade

Castelo de Paiva transporta carenciados ao hospital

O programa Transporte Solidário é a mais recente iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. O propósito é levar ao hospital os munícipes carenciados.
Versão para impressão
O programa Transporte Solidário é a mais recente iniciativa da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. O propósito é garantir aos munícipes com carências financeiras o transporte até aos hospitais mais próximos quando estes necessitem de ir a consultas ou de outros cuidados de saúde.
 
O Transporte Solidário conta com orçamento de 7.500 euros e, inicialmente, terá como destinos os hospitais de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, e Penafiel, que se situam a cerca de uma hora de distância do centro de Castelo de Paiva. 
 
“Estamos a contar que apareça mais de uma centena de interessados”, conta o presidente da autarquia paivense à agência Lusa. De acordo com Gonçalo Rocha, com este programa “resolve-se um problema grave da população local, que enfrenta sérias dificuldades económicas nesta altura e não dispõe de carreiras de transportes públicos em trajetos e horários adequados”. 
 
O autarca adianta que “as pessoas estão sem dinheiro e há situações em que se tornam sócias dos bombeiros para poderem contar com o serviço deles, mas depois acumulam 1.500 euros de calotes a cada três meses, porque não conseguem pagar as quotas e as viagens”. 
 
O programa surge, então, como uma forma de lutar contra esta realidade, além de “honrar” um dos “compromissos [eleitorais] mais importantes” para com a população. A autarquia já tem à disposição um requerimento para quem pretenda formalizar o pedido de transporte, que exigirá, numa fase posterior, um comprovativo da situação económica do munícipe.
 
Segundo as informações divulgadas pela Lusa, a Câmara Municipal vai começar por dinamizar o programa com recurso às normas da Ação Social mas, mais tarde, o presidente ambiciona “criar um regulamento próprio para este efeito, que terá de ser aprovado em Assembleia Municipal” e deverá implicar protocolos com outras instituições. 
 
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]
 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub