Espetáculos e Exposições

Castelo da Póvoa de Lanhoso ganha vida com teatro

Estreia esta sexta-feira, 27 de Julho, no Castelo de Lanhoso, na Póvoa de Lanhoso, a produção "O Desejado - El Rei D. Sebastião". A peça de teatro, co-produção de Portugal e Brasil, é a proposta da autarquia para animar este Verão.
Versão para impressão
Estreia esta sexta-feira, 27 de Julho, no Castelo de Lanhoso, na Póvoa de Lanhoso, a produção “O Desejado – El Rei D. Sebastião”. A peça de teatro é a proposta da autarquia para animar este Verão e surge no âmbito do projeto de conservação e valorização do local.
 
Esta grande co-produção teatral resulta de uma parceria entre o Centro de Criatividade da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (CCPL), o Município de Fafe e a Associação dos Produtores de Artes Cénicas de Pernambuco (APACEPE), no Brasil, e junta atores e atrizes dos dois países.
 
O espetáculo é uma “comédia tresloucada contada por cómicos ambulantes, comediantes de feiras antigas” sobre o sebastianismo luso-brasileiro contado através de uma fusão de sonoridades que propõe uma nova linguagem para um teatro que pretende mostrar a sua identidade.
 
A história a de um D. Sebastião que adormeceu em Alcácer Quibir e despertou na ilha de Lençóis do Maranhão, onde foi enfeitiçado e tomou a forma e a figura de um touro ibérico, encarcerado num castelo de cristal submerso nas águas transparentes de um mar tropical.
 
Trata-se de um texto inédito de Moncho Rodriguez, que, portanto, brinca com a poética do imaginário dos dois povos de forma irreverente. Pícara e burlesca, como manda a tradição dos comediantes mais antigos, é a dramaturgia deste teatro que, sendo da memória, pertence ao povo e assim, por tradição, se faz da arte o contemporâneo.
 
A peça vai ser apresentada na Póvoa de Lanhoso sempre às 21.30h nos dias 27 e 28 de Julho e 2, 4, 10, 11, 17 e 18 de Agosto e, no dia 26 de Agosto, em Taíde. Além disso, a produção vai abrir o Festival Internacional “Janeiro de Grandes Espetáculos” em Recife, no Brasil, em Janeiro de 2013, seguindo depois em digressão.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub