Ambiente Em Destaque

Castelo Branco aumenta rega inteligente

Inovação tecnológica permite poupanças de cerca de 20 por cento no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes.
Versão para impressão
por redação

A Câmara Municipal de Castelo Branco alargou esta terça-feira, o sistema pioneiro de rega inteligente da cidade em 55 rotundas, 12 separadores e 8 espaços verdes numa parceria com a startup Allbesmart.

A partir de agora a Praça do Município, o Largo da Devesa, a Zona do Castelo, o Parque Urbano da Carapalha, o Monte do Índio, o Skate Park, assim como, a zona da Piscina Praia e também as piscinas de Alcains, juntam-se ao Parque Urbano das Violetas, neste projeto de rega inteligente.

Esta inovação tecnológica vai permitir poupanças de cerca de 20 por cento no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes e como salienta Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, trata-se de um “projeto importante na medida em que uma das apostas da autarquia é criar cada vez mais espaços verdes, e a utilização deste sistema de rega é fundamental para a poupança de água e a eficiência de recursos.”

Em Castelo Branco, está-se a ” apostar em ter um sistema mais eficiente, que nos permita responder mais rapidamente na gestão da rega dos espaços verdes, e também a poupar água nesse processo”, por isso este ” sistema inclui 25 pluviómetros (sensores), que quando chove, desligam automaticamente a rega, um processo que vai permitir poupar muita água, facilitando também a gestão deste recurso nos espaços verdes da cidade” explicou Luís Correia.

Castelo Branco, devido ao clima seco e à extensão das suas áreas verdes, com o investimento agora realizado, dá o exemplo de boas práticas na gestão da rega dos espaços verdes, numa lógica de cidade inteligente.

Esta tecnologia resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Startup Allbesmart instalada no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco.

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório