Sociedade

Cascais vai ter 1.200 bicicletas para partilha

1.200 bicicletas partilhadas, 70 quilómetros de ciclovias, mais estacionamentos junto dos comboios e um passe combinado que dá acesso às bicicletas, a autocarros e estacionamento. A nova estratégia de mobilidade de Cascais foi apresentada esta semana
Versão para impressão
1.200 bicicletas partilhadas, 70 quilómetros de ciclovias, mais estacionamentos junto dos comboios e um passe combinado que dá acesso às bicicletas, a autocarros e estacionamento. A nova estratégia de mobilidade de Cascais foi apresentada esta semana e começa a funcionar já em Setembro.
 
O novo sistema de gestão de mobilidade, que “promove a utilização de bicicletas e prevê facilidades de estacionamento e novos autocarros”, revelou Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, na apresentação do projeto.
 
A entrada em funcionamento do Mobi Cascais está prevista para Setembro deste ano, sendo que, até 2017, Cascais vai ter 1.280 lugares de estacionamento automóvel gratuito junto às estações de comboios, 70 quilómetros de ciclovias (atualmente há 20 quilómetros) e 1.200 bicicletas (Bicas) em regime de partilha, além de novos autocarros.
 
O vice-presidente da autarquia explicou ainda que “por todo o concelho serão instaladas "docas" de estacionamento para 2.000 bicicletas, as disponibilizadas pela autarquia (normais ou elétricas) e as dos próprios munícipes”.

Para tornar todo o processo mais simples, ao novo sistema está associada a tecnologia inteligente, a qual, através de uma plataforma ‘online' permite informar sobre a disponibilidade de bicicletas e lugares, informação do estado do aluguer, alarme anti-vandalismo e vídeo vigilância.
 
Passe dá acesso a bicas, autocarro e estacionamento
 
Com um custo mensal de 10 euros, a utilização das Bicas passa a poder ser feita a qualquer hora, por tempo indeterminado. Por 12 euros alarga-se a utilização aos novos autocarros.

Será ainda oferecida a possibilidade de comprar um passe mensal de 20 euros que lhe dá acessos às bicas, autocarro e também a estacionar os automóveis privados por tempo ilimitado, em qualquer zona do concelho com exceção das zonas de maior rotatividade, ou seja, no centro da vila.

Ainda no âmbito desta estratégia, Cascais vai inaugurar novas linhas rodoviárias, inicialmente entre Cascais e Estoril e depois em S. Domingos de Rana, Carcavelos e Parede e Alcabideche, incluindo uma linha nova, a Surf Bus,  destinada exclusivamente a surfistas.
 

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub