Ambiente

Cascais: todas as praias com boa qualidade

Após as obras na ribeira de Vinhas, o concelho de Cascais obteve a classificação "excelente" em todas as suas praias, um feito inédito na história da região. As praias da Duquesa, Conceição, Rainha e Pescadores, mais afetadas pela poluição provenient
Versão para impressão
Após as obras na ribeira de Vinhas, o concelho de Cascais obteve a classificação “excelente” em todas as suas praias, um feito inédito na história da região. As praias da Duquesa, Conceição, Rainha e Pescadores, mais afetadas pela poluição proveniente da ribeira das Vinhas, podem agora receber banhistas na época balnear que hoje começa.

“Pela primeira vez, temos todas as nossas praias com excelente qualidade de água e até a praia dos Pescadores – interdita a banhos há mais de 10 anos – tem agora uma boa água, o que era impensável”, disse Carlos Carreiras, vereador do Ambiente e vice-presidente da Câmara de Cascais, em declarações à agência Lusa.

A ribeira de Vinhas fica debaixo do centro comercial Cascais Villa, e as águas provenientes do espaço comercial acabavam por ser contaminadas pelo sistema unitário de águas sujas da baixa de Cascais. As obras realizadas na ribeira permitem agora que a água do estabelecimento vá diretamente para o mar de forma limpa.

Assim, as 16 praias que percorrem a linha da Costa do Estoril garantem boa qualidade, quer da água do mar, quer dos seus areais, sem restrições aos banhistas.

No entanto, a prevenção não pode ser descurada e, por isso, Carlos Carreiras anunciou ainda que, durante toda a época balnear, a monitorização das águas do mar vai ser feita diariamente em todas as praias do concelho, por técnicos das empresas Saneamento da Costa do Estoril (Sanest), pela Administração Regional Hidrográfica do Tejo e pelas Águas de Cascais.

“Todas as praias terão uma placa informativa com valores das análises recolhidas”, informou o autarca, acrescentando que a iniciativa serve para “reforçar os fatores de confiança da população”.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório