Ambiente

Cascais recolhe mais de mil litros de óleos usados

Desde o arranque da recolha de óleos usados no município de Cascais, há três meses, foram coletados mais de mil litros destes resíduos, o que, por sua vez, possibilitou a produção de 980 mil litros de biodiesel, informou a autarquia em comunicado.
Versão para impressão
Desde o arranque da recolha de óleos alimentares usados no município de Cascais, há três meses, foram coletados mais de mil litros destes resíduos, o que, por sua vez, possibilitou a produção de 980 mil litros de biodiesel, informou a autarquia em comunicado.

Os resíduos recolhidos resultam da atividade doméstica, hoteleira, de restauração e industrial, sendo encaminhados para valorização para minimizar o seu impacto ambiental, conforme prevê o Decreto-Lei 267/2009, de 29 de setembro.

Os óleos alimentares usados têm múltiplas aplicações, desde a valorização de processos de digestão anaeróbia, contribuindo para a produção de energia térmica e elétrica, até à produção de sabão, como matéria-prima auxiliar, para ajudar a reduzir o uso de matérias-primas virgens.

A produção de velas, massa consistente lubrificante, detergentes e graxas são outros fins possíveis para aqueles resíduos, que são recolhidos no município de Cascais pela Empresa Municipal de Ambiente de Cascais (EMAC).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório