Ambiente

Cascais: Bicicletas elétricas a energia solar

NULL
Versão para impressão
Bicicletas elétricas que funcionam a energia solar são o novo projeto da Câmara de Cascais. O projeto visa promover a sustentabilidade e ser uma solução de mobilidade para o futuro.

Oito bicicletas elétricas já foram colocadas ao serviço dos munícipes, para serem alugadas. Estas juntam-se às tradicionais “biCas” – bicicletas grátis ao dispor da população e que registam uma média anual de 27 mil alugueres.

Os novos veículos são feitos de vidro, alumínio e aço, com baterias que podem ser carregadas com recurso a energia solar, através de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados de dois “bikesports”, na Rotunda da Guia.

As baterias demoram quatro horas a carregar e têm capacidade para percorrer até 70 quilómetros, podendo ir até ao Guincho ou Carcavelos e voltar sem fazer grande esforço físico, uma vez que o veículo tem um motor que pode atingir a velocidade máxima de 25 quilómetros por hora.
 
As bicicletas podem ser encontradas junto ao posto das “bicas”, na Guia, onde é feita o carregamento da energia. A ideia foi de uma empresa alemã que escolheu Cascais como parceiro para a primeira instalação do género na Península Ibérica.

[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório