Gastronomia

Casal empreendedor cria alheira de chocolate

Eulália Dias e José Lopes criaram a 'chocalheira', uma alheira construída à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, azeite e canela ou noz-moscada. O produto já foi vendido em diversas feiras e tem sido um sucesso.
Versão para impressão
Eulália Dias tem duas paixões: a enfermagem e a cozinha. Desafiada pelo companheiro José Dias, engenheiro agrícola, decidiu dar asas à criatividade e criar um produto inovador na área do fumeiro: uma alheira que em vez de carne é recheada de chocolate.

A 'chocalheira' é feita à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, canela e noz-moscada. Esta alheira doce leva também “azeite e alho, que funcionam como conservantes naturais”, explica a mentora do projeto ao Boas Notícias.

Eulália Dias acrescenta que a Chocalheira é conservada em vácuo pelo que, se for bem conservada, tem uma validade de pelo menos três meses.

“Foi um desafio e como gosto de fazer fumeiro decidi experimentar rechear a tripa com um algo diferente”, conta Eulália ao Boas Notícias. A enfermeira/cozinheira afirma que o produto “tem sido um impacto excelente” nas feiras onde já foi apresentado. “As pessoas ao príncipio acham estranho mas depois gostam”, garante. 

O produto já foi vendido em diversas feiras gastronómicas e prepara-se agora para ser lançado em lojas da especialidade e restaurantes.

Neste momento, a Chocalheira já está à venda na loja Com Tradição, em Mogadouro, e pode também ser encomendado diretamente aos produtores através do email novosabormogadouro@gmail.com.
 

Os produtores, que também vendem outros produtos agrícolas como azeitonas ou vinagres com sabores, estão a vender estas originais alheiras, que devem ser consumidas fatiadas, por 15 euros o quilo, o que equivale a seis Chocalheiras. 
 

Eulália Dias e José Lopes pretendem, numa primeira fase, produzir cerca de “cinco mil quilos de chocalheira por ano, evoluindo depois para quantidades maiores”.

Notícia sugerida por António Augusto

 

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório