Gastronomia

Casal empreendedor cria alheira de chocolate

Eulália Dias e José Lopes criaram a 'chocalheira', uma alheira construída à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, azeite e canela ou noz-moscada. O produto já foi vendido em diversas feiras e tem sido um sucesso.
Versão para impressão
Eulália Dias tem duas paixões: a enfermagem e a cozinha. Desafiada pelo companheiro José Dias, engenheiro agrícola, decidiu dar asas à criatividade e criar um produto inovador na área do fumeiro: uma alheira que em vez de carne é recheada de chocolate.

A 'chocalheira' é feita à base de chocolate preto, pão de trigo, mel, amêndoa, canela e noz-moscada. Esta alheira doce leva também “azeite e alho, que funcionam como conservantes naturais”, explica a mentora do projeto ao Boas Notícias.

Eulália Dias acrescenta que a Chocalheira é conservada em vácuo pelo que, se for bem conservada, tem uma validade de pelo menos três meses.

“Foi um desafio e como gosto de fazer fumeiro decidi experimentar rechear a tripa com um algo diferente”, conta Eulália ao Boas Notícias. A enfermeira/cozinheira afirma que o produto “tem sido um impacto excelente” nas feiras onde já foi apresentado. “As pessoas ao príncipio acham estranho mas depois gostam”, garante. 

O produto já foi vendido em diversas feiras gastronómicas e prepara-se agora para ser lançado em lojas da especialidade e restaurantes.

Neste momento, a Chocalheira já está à venda na loja Com Tradição, em Mogadouro, e pode também ser encomendado diretamente aos produtores através do email novosabormogadouro@gmail.com.
 

Os produtores, que também vendem outros produtos agrícolas como azeitonas ou vinagres com sabores, estão a vender estas originais alheiras, que devem ser consumidas fatiadas, por 15 euros o quilo, o que equivale a seis Chocalheiras. 
 

Eulália Dias e José Lopes pretendem, numa primeira fase, produzir cerca de “cinco mil quilos de chocalheira por ano, evoluindo depois para quantidades maiores”.

Notícia sugerida por António Augusto

 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub