Ambiente

Casal de falcões pôs ovos numa floreira de Lisboa

Seria um apartamento igual a tantos outros na cidade de Lisboa. Mas agora, o andar da família Cotter, em Benfica, está ficar famoso. Tudo por causa de um casal de falcões que escolheu uma das floreiras da casa para chocar os seus ovos.
Versão para impressão
Seria um apartamento igual a tantos outros na cidade de Lisboa. Mas agora, o andar da família Cotter, em Benfica, está ficar famoso. Tudo por causa de um casal de falcões que escolheu uma das floreiras da casa para chocar os seus ovos. O ninho está a ser acompanhado, em tempo real, através da internet.

Se tudo correr bem, os ovos que se encontram na varanda da família, vigiados de perto pelos falcões Margarida e Zuzu, devem eclodir nos próximos dias, segundo se lê no página do Facebook Janela Falcão, que está a ser atualizada com informação do ninho.

A família que recebeu os falcões, explica que as aves estiveram a estudar a floreira durante cerca de um ano, até tomar a decisão de a adoptar como ninho.

Zuzu e Margarida são falcões peneireiros, espécie que pode atingir mais 40 centímetros de envergadura e pesar até 200 gramas. Estas aves alimentam-se de pequenos animais como lagartixas, ratos e insetos.

Segundo a Informação que tem sido publicada na Janela Falcão, os dois futuros pais mostram-se muito dedicados ao ninho e partilham democraticamente as tarefas, fazendo turnos na busca de alimento e na hora de chocar os ovos.

Quem quiser pode acompanhar em tempo real a atividade deste casal de rapina através da webcam que foi instalada no local (clique AQUI para aceder), ou então consultar o Facebook  Janela Falcão para aceder a fotos e outras informações.

Esta raça de falcões é bastante comum no espaço urbano e há na internet registo de outros ninhos que foram formados em Lisboa e cujos ovos chegaram a eclodir. Em 2008, a dona de um apartamento no Prior Velho chegou mesmo a colocar vários vídeos no Youtube (ver vídeo no link acima) que acompanham um outro casal de Falcões e os seus ovos, até depois do nascimentos dos bebés.

[Notícia sugerida por Diana Rodrigues e Maria Manuela Mendes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório