Cultura

Casa Pia: Música melhora resultados escolares

O curso de música da Casa Pia arrancou há dois anos e conta já com 72 alunos. Um projeto que tem contribuído para melhorar os resultados escolares e o enquadramento social dos alunos.
Versão para impressão
O curso de música da Casa Pia arrancou há dois anos e conta já com 72 alunos. Um projeto que tem contribuído para melhorar os resultados escolares e o enquadramento social dos alunos. Este sábado, a Orquestra de Cordas da Casa Pia toca no auditório da Universidade Nova, em Campolide, Lisboa.
 
A orquestra é o resultado do Curso Integrado de Música da Casa Pia iniciado há dois anos letivos, numa parceria com as escolas de música da Orquestra Metropolitana.
 
Os resultados são “fantásticos”, tendo potenciado o aproveitamento escolar, o gosto pela arte, e até facilitado uma maior integração social”, disse Pedro Figueiredo, diretor da Unidade de Educação e Formação da instituição, à agência Lusa.
 
“Em termos de aproveitamento e comportamento, os melhores resultados na Casa Pia são os destes jovens que frequentam o curso de música”, sublinhou.
 
No primeiro ano letivo frequentaram o curso de música 24 alunos dos Centros Educativos e de Desenvolvimento Nun`Álvares, na Junqueira, e Maria Pia, em Xabregas.
 
Atualmente são 72 alunos, com idades compreendidas entre os nove e os treze anos, daqueles dois centros que, semanalmente, têm uma sobrecarga horária de 14 horas para estudar música.
 
Descoberta de talentos
 
Referindo-se ao curso, fonte da Metropolitana salientou à Lusa que “este projeto foi uma descoberta de talentos, de qualidades humanas, da música como fator de desenvolvimento e integração”.
 
“Com condições pioneiras e inovadoras, tanto em questões logísticas como na maior carga horária que cada um dos 72 alunos tem de estudo de instrumento, este curso pretende dotar os participantes de uma formação profissional efetiva”, afirmou a mesma fonte.
 
“Os estudantes ficam com uma certificação que lhes permite o acesso ao mercado de trabalho, ou continuar a sua formação passando para o ensino universitário”, garantiu.
 
O protocolo celebrado facilita ainda a entrada direta dos alunos casapianos interessados, nas escolas profissionais da orquestra. Há já um aluno da Casa Pia que frequenta o Conservatório da Metropolitana.
 
No concerto de sábado, às 16:00, serão ouvidas as diferentes classes: coro, violinos, violas de arco e violoncelos, interpretando cada uma um programa específico, juntando-se depois “os alunos mais avançados” na Casa Pia Orquestra de Cordas, que interpretarão peças de Haendel, Elgar e uma canção tradicional com arranjos de Baklanova.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório