Sociedade

Casa do Trabalho ajuda jovens e crianças

A Casa do Trabalho de Bragança vai orientar, nos próximos três anos, um projeto que se propõe a ajudar 169 crianças e jovens em risco na reinserção social e nas saídas profissionais.
Versão para impressão
A Casa do Trabalho de Bragança vai orientar, nos próximos três anos, um projeto que se propõe a ajudar 169 crianças e jovens em risco na reinserção social e nas saídas profissionais.

O projeto “Pontes de Inclusão” vai ser desenvolvido no âmbito do programa nacional “Escolhas” que chega agora a Bragança e que conta com a parceria de escolas, instituições ligadas à juventude, centros sociais e a Comissão de Poteção de Crianças e Jovens.

A Casa do Trabalho é a sede e a entidade coordenadora da iniciativa que não se restringe aos seus utentes: o projeto dirige-se a habitantes de todo o distrito de Bragança, com idades compreendidas entre os seis e os 24 anos.

Uma equipa composta por uma dezena de técnicos sociais, informáticos, psicólogos, vocacionais e um dinamizador comunitário conduzem as atividades que vão desde as oficinas terapêuticas a um centro de inclusão digital com formação multimédia. Está também contemplada a criação de um “ludo-gino”, um ginásio com biblioteca e espaço de reflexão e apoio social, com uma vertente ligada ao empreendedorismo.

Trabalhar os afetos e os comportamentos é um dos objetivos do projeto “Pontes de Inclusão”, cuja meta final é obter resultados junto de 70% das crianças e jovens abrangidos, refere a coordenadora Ivete Avilares.

Criado em 2000 e tutelado pela presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, o programa “Escolhas”, atribui um orçamento de 500 mil euros aos promotores do “Pontes de Inclusão”.

Ao abrigo das diretrizes do programa “Escolhas”, estão em funcionamento, neste momento, projetos em 130 locais de 71 concelhos, envolvendo 97 mil jovens e crianças, mais de mil parceiros locais e 780 técnicos.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório