Cultura

Casa de arquiteto português vence prémio mundial

O projeto da UHouse (Casa U) do arquiteto português Jorge Graça Costa foi recentemente premiado na edição de 2012 dos GAVA Awards, arrecadando uma medalha de prata de sustentabilidade.
Versão para impressão
O projeto da UHouse (Casa U) do arquiteto português Jorge Graça Costa foi recentemente premiado na edição de 2012 dos GAVA Awards, arrecadando uma medalha de prata na categoria “Green Applications”, destinada aos edifícios sustentáveis.
 
A casa, localizada na Ericeira, foi desenhada para o tricampeão nacional de Surf José Gregório e a sua família. Com cerca de 300 metros quadrados, a construção pretendia encontrar soluções arquiteturais ecológicas, sem que, para isso, a estética ficasse comprometida.
 
Entre os vários recursos sustentáveis destacam-se as amplas e numerosas janelas à volta de toda a casa, um detalhe que permite a constante entrada de luz natural e o controlo da temperatura interior sem a necessidade de se recorrer a aparelhos elétricos.  
 
O piso, feito em cortiça devido às suas capacidade de isolamento, é aquecido por painéis solares, tal como acontece com a água da UHouse, mais um dos aspetos que terá contribuído para o galardão que agora conquistou.
 
Os GAVA (Global Architecture Visionary Awards) têm como objetivo premiar, a nível mundial, a criatividade dos conceitos mais inovadores na área do design e da arquitetura que estejam relacioandos com o elemento “água”.

Saliente-se que, em Agosto deste ano, a UHouse tinha já merecido rasgados elogios por parte do portal internacional de arquitetura ArchDaily, que destacou as suas caraterísticas sustentáveis e design contemporâneo, como o Boas Notícias adiantou à data.

Clique AQUI para aceder ao site oficial dos prémios e à lista completa de vencedores (em inglês).

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório