Cultura

“Casa da Severa” abre portas para homenagear Fado

Já está a funcionar como uma extensão do Museu do Fado a "Casa da Severa", espaço recém-inaugurado na antiga residência de Maria Severa Onofriana, considerada por muitos a "fundadora" do Fado, género musical que é parte da identidade portuguesa.
Versão para impressão
Já está a funcionar como uma extensão do Museu do Fado a “Casa da Severa”, espaço recém-inaugurado na antiga residência de Maria Severa Onofriana, considerada por muitos a “fundadora” do Fado, género musical que continua a fazer parte da identidade portuguesa e, em particular, lisboeta, que morreu precocemente aos 26 anos.
 
De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, a “Casa da Severa”, localizada no agora chamado Largo da Severa, junto à Rua do Capelão, no bairro da Mouraria, abre as suas portas como centro local de interpretação deste género musical e vai acolher visitas de percursos temáticos, tertúlias, exibição de filmes, e, sobretudo, celebrar o Fado e os fadistas.
 
Em declarações à Lusa, fonte do Museu do Fado revelou que este novo pólo fadista da capital vai ter “atividades relacionadas com o fado” e terá em exposição “uma guitarra portuguesa, réplica de uma guitarra do tempo da Severa [de cravelhas] e reproduções alusivas ao tema”, além de contar com um restaurante “num espaço totalmente renovado para o efeito”.
 
A inauguração do espaço, cuja recuperação se inseriu no Programa de Ação QREN Mouraria promovido pela autarquia, aconteceu no passado dia 23 de Julho e ficou marcada por um ambiente de festa, com um espetáculo de rua que incluiu uma recriação da vida local na época da Severa e uma sessão de fados e guitarradas com um alinhamento organizado por Hélder Moutinho.
 
Em declarações à comunicação social presente por ocasião da inauguração, António Costa, autarca lisboeta, assinalou o facto de a data da inauguração ter coincidido com o dia de aniversário de Amália Rodrigues, outro nome incontornável da história do Fado.
 
António Costa sublinhou ainda a importância da “reabilitação de um edifício histórico em simultâneo com a revitalização da Mouraria” proporcionado pela inauguração da “Casa da Severa”. 

Clique AQUI para aceder ao site oficial da “Casa da Severa” (ainda em construção) e AQUI para visitar a página deste novo espaço no Facebook.

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub