Cultura

Casa da Música entre salas mais espetaculares do mundo

A Casa da Música é uma das 15 salas de concertos mais "espetaculares" do mundo. Quem o garante é a companhia global Emporis, que incluiu a sala de espetáculos portuense numa lista restrita divulgada em Fevereiro.
Versão para impressão
A Casa da Música é uma das 15 salas de concertos mais “espetaculares” do mundo. Quem o garante é a companhia global Emporis, que compila dados acerca de edifícios de elevado valor público e económico e que incluiu a sala de espetáculos portuense numa lista restrita divulgada em Fevereiro.
 
“As salas de concertos modernas já não se apoiam apenas em excelentes performances: atualmente, têm também caraterísticas arquitetónicas assinaláveis, que oferecem à audiência um grande espetáculo antes ainda de esta chegar aos seus lugares”, afirma a Emporis em comunicado.
 
Tendo presente esta realidade e o facto de, cada vez mais, as salas de espetáculos serem construídas “para sobressair por intermédio dos seus formatos, cores e materiais atrativos”, a empresa decidiu compilar “uma seleção das salas mais espetaculares do mundo”.
 
Entre os edifícios escolhidos está a Casa da Música, no Porto, cujo “primeiro concerto aconteceu um dia depois da inauguração oficial pelo Presidente da República a 15 de Abril de 2005”, informa a empresa, acrescentando que o edifício é também “a casa da Orquestra Nacional do Porto”.

A Casa da Música foi projetada pelo arquiteto holandês Rem Koolhas no âmbito do evento Porto Capital Europeia da Cultura em 2001. Porém, a construção acabou por só ficar concluída em 2005. Desde então, o edifício tem sido amplamente elogiado a nível internacional.
 
Além desta sala de espetáculos portuguesa, a lista inclui dois edifícios espanhóis, ambos assinados pelo arquiteto Santiago Calatrava (o Auditório Adán Martín, em Tenerife, e o Palácio das Artes Rainha Sofia, em Valência), mas também salas em países tão díspares como os EUA (o Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles), a China (o Grande Teatro Nacional, em Pequim) e o Azerbeijão (o Centro Heydar Aliyev, em Baku).

Clique AQUI para aceder à lista completa (em inglês).

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub