Inovação e Tecnologia

Carros solares já são uma realidade

O grupo Hanergy, líder chinês na produção de energia limpa, apresentou no passado Sábado quatro veículos movidos a energia solar numa conferência com o tema "Inovações Disruptivas Conduzem o Futuro".
Versão para impressão
O grupo Hanergy, líder chinês na produção de energia limpa, apresentou este sábado, quatro modelos de veículos movidos a energia solar numa conferência, em Pequim. O evento contou com a presença de mais de quatro mil convidados de vários setores.
 
Os quatro modelos apresentados pela Hanergy são os primeiros veículos cobertos por películas de células solares que estão prontos a serem comercializados. Contudo, espera-se que só entrem em produção daqui a dois ou três anos, quando o preço das baterias for reduzido em cerca de 90%.

No seu discurso, o presidente do grupo Li Hejun, destacou as vantagens das células solares em película fina, uma das grandes apostas da empresa. Estas películas são leves, muito flexíveis e têm a melhor taxa de conversão de energia do mundo, uma poeza certificada em Janeiro deste ano pelo Laboratório de Energia Renovável dos EUA.
 
Os veículos da Hanergy não emitem nenhum gás poluidor e não necessitam de ser ligados à corrente elétrica para carregarem, o que significa que não é necessário preocupações com a "distância por carga". É possível até fazer viagens sem qualquer carga, desde que estas sejam de curta a média distância.
 
Com uma taxa de conversão de 31,6% e a ambição de chegar aos 50% (possível em teoria), estes carros movidos pelo sol podem viajar 80 km depois de cinco a seis horas de exposição ao sol, o equivalente a mais de 20 mil quilómetros por ano, sendo assim ideais para conduzir dentro da cidade.

Revolução industrial verde
 

Li Hejun, presidente do grupo Hanergy, abriu a conferência "Inovações Disruptivas Conduzem o Futuro" depois de conduzir, perante o público, o modelo desportivo da empresa:o Hanergy Solar R.

Na linha de veículos Hanergy Solar também estão disponíveis os Hanergy Solar O, Hanergy Solar L e Hanergy Solar A, destinados a diferentes grupos de utilizadores.
 

"A razão porque estou aqui é porque eu acredito no que Hanergy está a fazer ao criar um carro alimentado só por energia solar", disse a especialista em energia renovável, Woodrow W. Clark II, que esteve presente na conferência. Na sua opinião, o veículo movido a energia solar desenvolvido pela Hanergy é o símbolo de uma "revolução industrial verde".

Notícia sugerida por António Resende

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub