Ambiente

Carros: Portugal já cumpre as emissões de CO2

NULL
Versão para impressão

Portugal apresenta o segundo valor mais baixo, entre os 27 países membros da EU, de emissões médias de dióxido de carbono por veículos novos, segundo o estudo apresentado esta quinta-feira pela Agência Europeia de Ambiente (AEA), divulgado pela Lusa.

Os dados provisórios recolhidos pela AEA,  junto dos 27 Estados-membros, indicam que a emissão média de CO2 pelos veículos ligeiros de passageiros vendidos na UE em 2010 caiu 3,7 por cento comparativamente ao ano anterior, o que faz com que Portugal tenha a segunda maior queda anual desde o início da monitorização, em 2000.

A meta europeia, definida pela AEA, com data limite de alcance até 2015, é a emissão de 130 gramas de CO2 por quilómetro. Neste momento, o relatório aponta que a média dos carros registados na UE foi de 140 gramas por quilómetro.

Segundo a comissária europeia responsável pelas Alterações Climáticas, Connie Hedegaard, os dados mostram “uma vez mais que o estabelecimento de metas produz resultados e estimula a indústria automóvel a colocar carros mais 'verdes' no mercado”.

A AEA aponta os dois países que já registaram em 2010 valores abaixo dessa meta de emissões para veículos novos: Dinamarca, com 126,6 gramas de CO2 por quilómetro, e Portugal, com 127,3 gramas, tendo Portugal registado uma queda das emissões na ordem dos 6 por cento comparativamente a 2009.

[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório