Inovação e Tecnologia

Carro movido a “energia humana” atinge 95 km/hora

O HumanCar Imagine PS, um veiculo de quatro rodas que funciona a partir de energia elétrica gerada pelo movimento manual dos guiadores, atinge 50 km/hora nas subidas e ultrapassa os 95 km/hora em estradas planas. O veículo vai ser lançado no mercado
Versão para impressão
O HumanCar Imagine PS, um veiculo de quatro rodas que funciona a partir de energia elétrica gerada pelo movimento manual dos guiadores, atinge 50 km/hora nas subidas e ultrapassa os 95 km/hora em estradas planas. O veículo vai ser lançado no mercado em 2011.

O HumanCar foi desenvolvido pelo engenheiro Charles Samuel Greenwood, que tem trabalhado no desenvolvimento de veículos movidos a eletricidade gerada pelo movimento humano desde os anos 60.

De acordo com o site oficial do veículo, o HumanCar é ultraleve e cumpre todas as regras para poder circular na estrada. O carro está também munido de uma bateria elétrica – que se carrega através de uma tomada – caso o condutor e os passageiros não queiram “remar” com os manípulos.

Se as quatro pessoas que cabem no HumanCar quiserem fazer um pouco de desporto, o carro gera energia suficiente para circular sem recorrer à bateria. É, portanto, um carro híbrido, ente bateria elétrica e energia humana. E pode ajudar a combater o sendentarismo de quem circula em automóveis.

Apesar do aparente esforço físico que requer, o site oficial afirma que mesmo os cidadãos seniores – desde que não tenham problemas de saúde – podem manipular o veículo, promovendo até uma melhor condição física, e é possível adaptar o carro humano para pessoas com deficiência.

O protótipo apresentado é descapotável mas já está a ser preparada uma versão coberta e com airbags.

O carro vai ser posto à venda, em 2011, por 11.750 euros [15 mil dólares]. Neste momento, de acordo com o site do veículo, já é possível reservar um exemplar através do pagamento de 39 euros. A HumanCar afirma que já recebeu 100 pré-reservas. A produção em série vai começar assim que houve 800 encomendas.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório