Inovação e Tecnologia

Carro ‘caranguejo’ cabe em qualquer cantinho

Pode andar como um caranguejo, de lado, e encolhe-se para que o condutor possa estacionar mais facilmente. O automóvel OE2, do Robotics Innovation Center (RIC) (Alemanha), promete mudar o conceito de mobilidade urbana.
Versão para impressão
Pode andar como um caranguejo, de lado, e encolhe-se para que o condutor possa estacionar mais facilmente. O automóvel OE2, do Robotics Innovation Center (RIC) (Alemanha), promete mudar o conceito de mobilidade urbana.

O centro alemão adianta ainda que o veículo se pode encadear noutros carros iguais para criar um comboio com um único condutor, poupando energia.

Mas a novidade mais emocionante, sobretudo para quem vive em grandes centros urbanos, será mesmo o facto do EO2 se encolher dos 2,5 metros para um meros 1,5 metros e ser capaz de “andar” de lado, como os caranguejos, pelo que pode ser estacionado em espaços muito reduzidos. 
 

Além disso, este carro inteligente, com cerca de 800 quilos de peso, é capaz de realizar tarefas de forma autónoma, como estacionar e ligar-se à rede elétrica para carregar as suas quatro baterias.
 
De acordo com o centro alemão que concebeu o EO smart connecting car 2, este veículo atinge os 60 km/h sendo que a prioridade não é a velocidade mas sim oferecer “uma solução para combater a poluição e a intensidade de trânsito nos grandes centros urbanos e uma condução mais descontraída e confortável”. 
 
Graças a um sofisticado sistema de navegação, o EO2 sabe indicar ao seu condutor a estrada ideal a seguir para evitar o trânsito e poupar a bateria. 
 
 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório