Inovação e Tecnologia

Carrinha percorre 13 mil km sem condutor

Será possível, num futuro próximo, viajar em veículos motorizados sem condutor? Percorrer estradas dentro do nosso automóvel sem que nenhum dos passageiros tenha que ir de olhos na estrada e mãos no volante? A empresa italiana VisLab acredita que sim
Versão para impressão
[Foto © VisLab]

Num futuro próximo será possível viajar em veículos motorizados sem condutor. Percorrer estradas dentro do nosso automóvel sem que nenhum dos passageiros tenha que ir de olhos na estrada e mãos no volante. Pelo menos é nisso que acredita a empresa italiana VisLab e para prová-lo pôs na estrada uma carrinha que vai percorrer 13 mil quilómetros sem ninguém no lugar do condutor.

A carrinha partiu esta quarta-feira, de Milão, em Itália, e vai viajar durante três meses até chegar a Xangai, no dia 10 de outubro. Pelo caminho terá de vencer vários obstáculos: o trânsito intenso das ruas de Moscovo, a travessia da Sibéria e até o deserto de Gobi. Todo o percurso pode ser acompanhado online, a partir do site do projeto: VisLab Intercontinental Autonomous Challenge.

O veículo tem um piloto automático acoplado à direção e aos pedais do acelerador e dos travões. O piloto automático é abastecido com energia gerada por painéis solares instalados no teto do carro. O sistema inclui câmaras, lasers e computadores para evitar a colisão com obstáculos e outros veículos ao longo do caminho.


Um dos principais objetivo deste projeto é reduzir a sinistralidade, já que o erro humano é uma das principais causas de morte na estrada. O projeto foi em parte financiado pelo instituto European Research Council, que financia projetos de pesquisa e do qual recebeu 2,3 milhões de dólares.

Veículos em caravana

A velocidade máxima que será testada é de 100 quilômetros por hora. Como o projeto vai passar por alguns lugares que não estão mapeados, os engenheiros resolveram fazer uma caravana de dois veículos.

Um carro guiado por um motorista seguirá à frente da carrinha sem condutor. Esse carro irá transferir as informações do seu GPS para o veículo guiado por piloto automático.

Por questões de segurança, o carro sem motorista também leva sempre dois tripulantes a bordo, no banco de trás. Eles podem desligar o piloto automático e assumir o controle do carro, caso algum problema ocorra no caminho.

Várias tecnologias desenvolvidas pela VisLab estão a ser testadas no projeto, como sistemas de carro líder e carro seguidor e mecanismos de detecção de veículos, estradas, pedestres e obstáculos.

“O que queremos fazer é ´stressar` os nossos sistemas para ver como eles se comportam em ambientes reais, com clima real, tráfego real e pessoas inconscientes que se atravessam à frente dos carros ou cortam o nosso caminho com os seus veículos”, explicou à BBC Alberto Broggi, cientista que lidera o projeto.

Apesar dos avanços no sistema, Broggi disse à BBC que carros sem motoristas só devem chegar ao mercado dentro de 20 anos, já que ainda falta fazer muita pesquisa.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório