Cultura

Caricatura de Putin vence World Press Cartoon

Uma caricatura de Vladimir Putin conquista uma vez mais um Grande Prémio do World Press Cartoon, anuncia o portal do prémio. Na edição deste ano foi, pela primeira vez, atribuído um prémio a um africano, o cartoonista Pov, de Madagáscar. O júri in
Versão para impressão
[Imagem: caricatura de Gabriel Ippóliti]

Uma caricatura de Vladimir Putin, desta vez desenhada por Gabriel Ippóliti, conquista uma vez mais um Grande Prémio do World Press Cartoon, anuncia o portal do prémio. Na edição deste ano foi, pela primeira vez, atribuído um prémio a um africano, o cartoonista Pov, de Madagáscar. O júri internacional do prémio de Sintra avaliou mais de 800 trabalhos de todo mundo.

O primeiro-ministro russo foi retratado pelo argentino Gabriel Ippóliti na altura em foram anunciados os planos de relançamento militar da Rússia. A obra foi publicada no diário Ámbito Financiero, de Buenos Aires e foi a grande vencedora da sexta edição do World Press Cartoon.

Os prémios foram entregues numa cerimónia que decorreu na noite de 16 de Abril, no Centro Olga Cadaval, em Sintra, antes da inauguração oficial da exposição no Sintra Museu de Arte Moderna.

O trabalho de Gabriel Ippóliti foi distinguido com o 1º Prémio de Caricatura, uma das três categorias do salão. Na mesma categoria, o checo Vaclav Teichmann ficou em 2º lugar com «Steve Jobs» e o australiano David Rowe em 3º com «Karzai».

Na categoria de Cartoon Editorial, destinado a premiar trabalhos sobre a actualidade, o mexicano Boligán conquistou o primeiro lugar com «Yes we can», enquanto os brasileiros Jarbas e Cau Gomez arrecadaram respectivamente o 2º e o 3º prémio com «Destruição de Florestas» e «Google.»

Cartoonista africano premiado pela 1ª vez

Em Desenho de Humor, o grande vencedor foi o iraniano Hassan Karimzadeh com «Controvérsia». Em segundo lugar ficou o trabalho «Guerra», do brasileiro Dalcio. Pela primeira vez, um artista africano recebe um prémio no World Press Cartoon, o 3º prémio de Desenho de Humor, que foi entregue a Pov, de Madagáscar. Venceu com o desenho «Natal», publicado num jornal dominical das Ilhas Maurícias.

O World Press Cartoon Sintra tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas, nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, durante o ano de 2009.

O júri desta edição, presidido pelo cartoonista António, analisou um total de 878 desenhos de 429 autores, de 77 nacionalidades, publicados em 401 jornais e revistas de 51 países.

O júri foi ainda composto por Jean Plantureux, especialista em sátira política do jornal Le Monde; Michel Kichka, cartonista e ilustrador israelita de livros para crianças e publicidade; Elena Ospina, pintora, ilustradora e caricaturista colombiana e Terry Mosher, cartoonista canadiano do principal diário de Montreal. No seu texto final, o júri desta edição reconhece o extraordinário mérito e a grande qualidade dos trabalhos seleccionados e premiados.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório