Fitness & Bem-estar

Cardiologia: Rastreios gratuitos em Coimbra

No âmbito do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, que se celebra no dia 13 de Junho, a campanha ?Dá-nos 5 minutos e nós damos-te 1 Vida? realiza mais um rastreio gratuito aos fatores de risco da morte súbita, com realização de eletrocardiogramas, de 11 a 2
Versão para impressão

No âmbito do Dia Mundial do Ritmo Cardíaco, que se celebra no dia 13 de Junho, a campanha “Dá-nos 5 minutos e nós damos-te 1 Vida” realiza mais um rastreio gratuito aos fatores de risco da morte súbita, com realização de eletrocardiogramas, de 11 a 24 de Junho nos Jardins da Associação Académica de Coimbra.

Dirigida a jovens entre os 18 e os 35 anos, esta iniciativa inédita no nosso país é uma das maiores já alguma vez realizadas na Europa e, até ao momento, já rastreou mais de 4 mil jovens e confirmou 15 diagnósticos de risco.

Para além destes diagnósticos já confirmados, foram detetados também mais de 30 jovens em condições cardiovasculares a necessitar de maior avaliação, por fortes suspeitas de patologias como a miocardiopatia hipertrófica, não compactação do ventrículo esquerdo e síndrome de Brugada.

“Foi pelo facto de haver tantas mortes evitáveis (o diagnóstico e tratamento atempados são possíveis na sua grande maioria!) na nossa população jovem que decidimos agir”, explica em comunicado Rui Providência, médico cardiologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e coordenador do projeto.

Julga-se que numa população de 20 mil jovens entre os 18 aos 35 anos se encontrem mais de 100 casos que justificam acompanhamento médico especializado em cardiologia.

Para mais informações, consulte AQUI o site da campanha.

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório