Ambiente

Carcavelos: ir a praia para aprender a reciclar

NULL
Versão para impressão
A praia de Carcavelos vai receber, até dia 17 de julho, uma ação de sensibilização ambiental. A iniciativa é da European Recycling Platform (ERP) Portugal e tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a reciclagem de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas usadas.

Esta é já a quinta edição da Campanha Praias ERP, “Verão Depositrão”, que acontece desde 2007. Este ano, a praia de Carcavelos foi escolhida para as sessões de educação e sensibilização ambiental especialmente vocacionadas para as crianças das escolas e das colónias de férias, seus professores/monitores e familiares.

As sessões decorrem das 9 às 18 horas sobre a areia da praia de Carcavelos e, segundo o site oficial do projeto, contam com a ”recriação de um jogo da glória em grande formato com diversas atividades sobre os temas Ambiente, Resíduos e Cidadania”.

Para os mais velhos, existe “um ponto de informação no local para esclarecer os veraneantes sobre a correta gestão dos REEE e das pilhas em fim de vida”.

Estará ainda disponível na praia de Carcavelos um depositrão para os banhistas colocarem corretamente os seus REEE e as pilhas usadas.

Uma campanha bem sucedida

Filipa Moita, responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP, disse ao Boas Notícias que esta campanha “tem estado a correr muito bem”. A praia de Carcavelos tem recebido “muitos grupos de escolas e colónias que aproveitam o sol e o mar ao mesmo tempo que aprendem a reciclar e quais as melhores formas de o fazer”.

Tendo começado por receber, no primeiro dia, 500 crianças, esta iniciativa recebeu ontem mais de 1000 participantes em grupos de 100.

Embora destinada a um público mais jovem, a campanha “Verão Depositrão” tem tipo o seu impacto também nos mais velhos: os adultos, por incrível que pareça, estão menos informados sobre estas questões do que as crianças”, explicou Filipa Moita.

A European Recycling Platform em Portugal

A ERP Portugal pertence à uma plataforma pan-europeia European Recycling Platform (ERP), fundada em Dezembro de 2002 e já recolheu mais de 1 milhão de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) na Europa.

Esta entidade conta com uma vasta rede nacional com 1498 pontos de recolha, dos quais 800 são pontos Depositrão.

Os depositrões são pontos de recolha onde se pode deitar fora, por exemplo, máquinas de café, varinhas mágicas, batedeiras eléctricas, telemóveis, computadores, máquinas fotográficas e pilhas usadas.

[Clique no link acima para visualizar as restantes fotografias]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório