Mundo

Cápsula de resgate chega à mina chilena

A Fénix, uma das três cápsulas de resgate especialmente concebidas para retirar os 33 mineiros chilenos presos a 700 metros da superfície, chegou este sábado à mina de San José. A estrutura de aço vai servir para puxar, um a um, os homens que estão p
Versão para impressão
[Fotografia: © AFP]

A Fénix, uma das três cápsulas de resgate especialmente concebidas para retirar os 33 mineiros chilenos presos a 700 metros da superfície, chegou este sábado à mina de San José. A estrutura de aço vai servir para puxar, um a um, os homens que estão presos debaixo da terra desde o início de agosto.

O equipamento tem duas partes: a superior, pintada de branco, e a inferior, de azul e vermelho, que poderá desprender-se do “módulo vital”, ou seja, a parte superior, se o sistema apresentar algum problema no momento do resgate, explicou o ministro chileno da Saúde, Jaime Mañalich, citado pela BBC.

No interior da cápsula, o mineiro terá acesso a oxigénio, a um sistema de monitorização cardíaca e respiratória, equipamento de comunicação e um casaco e luvas.

A chegada da cápsula foi saudada com alegria e aplausos por familiares dos mineiros, que puderam, eles mesmos, experimentar a sensação de estar dentro da comprida e estreita gaiola com pouco mais de 50 centímetros de largura.

Contudo, o trabalho com as perfuradoras não está concluído, sendo ainda necessário que o túnel de escape, atualmente com 30 centímetros de diâmetro, seja alargado em mais 40 centímetros para que os mineiros possam ser resgatados.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub