Ciência

Cápsula da NASA vai estudar crepúsculo lunar

A agência espacial norte-americana NASA lançou com êxito, na passada sexta-feira, a partir de uma ilha na costa da Virginia, uma cápsula robótica que orbitará a Lua para resolver um mistério de cinco décadas: os crepúsculos lunares.
Versão para impressão
A agência espacial norte-americana NASA lançou com êxito, na passada sexta-feira, a partir de uma ilha na costa da Virginia, uma cápsula robótica que orbitará a Lua para resolver um mistério de cinco décadas: os crepúsculos lunares.
 
A sonda chamada Explorador de Atmosfera e Ambiente de Pó Lunar (LADEE na sigla em inglês) partiu, como programado, às 04:27, hora de Lisboa, da instalação da NASA em Wallops Island, acoplada num foguete Minotaur V, usado pela primeira vez para este tipo de missões.

Um dos objetivos da missão, indica a agência espacial, é determinar se há pó lunar no alto da atmosfera da Lua.
 

Pesando o mesmo que um pequeno automóvel, 383 quilos, e equipada com três instrumentos científicos (inclusive dois espectrómetros), a sonda LADEE vai recolher dados detalhados sobre a estrutura e a composição química da atmosfera lunar.

Um dos principais objetivos é perceber se a poeira lunar permanece em suspensão, o que pode explicar o mistério do crepúsculo observado pelos astronautas da missão Apolo, entre 1969 e 1972, no horizonte lunar logo antes do amanhecer, explica a Nasa em comunicado.

 
Uma melhor compreensão das características da atmosfera do corpo celeste mais próximo da Terra poderia ajudar os cientistas a entender outros objetos do sistema solar, como o planeta Mercúrio ou grandes asteroides.
 
Segundo John Grunsfeld, administrador associado da Nasa, esta missão “pode ajudar a entender melhor a diversidade do nosso sistema solar e sua evolução”.
 
Durante cerca de um mês, a sonda LADEE vai permanecer acima da superfície lunar para realizar uma série de testes. Depois, durante 100 dias, começa sua missão de estudo científico recolhendo e analisando amostras de partículas da atmosfera.
 
A última missão da Nasa para a Lua foi em 2012 com o lançamento das sondas gémeas GRAIL para desvendar os segredos do interior lunar e medir sem campo de gravidade.

Clique AQUI para saber mais sobre esta missão da NASA.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub