Cultura

Capital da Cultura 2012 reduz vencimentos

Tendo em conta "a conjuntura nacional e as decisões tomadas para contenção do défice", a Câmara de Guimarães anunciou que vai reduzir os vencimentos dos principais responsáveis pela Fundação criada para a Capital da Cultura 2012, avança a agência Lus
Versão para impressão
Tendo em conta “a conjuntura nacional e as decisões tomadas para contenção do défice”, a Câmara de Guimarães anunciou que vai reduzir os vencimentos dos principais responsáveis pela Fundação criada para a Capital da Cultura 2012, avança a agência Lusa.

Em comunicado, o autarca António Magalhães, eleito pelo PS, afirma que “não deixará de efectuar a ponderação da situação que o país atravessa, reflectindo-a nos vencimentos”. Em causa estão as remunerações da presidente, Cristina Azevedo, bem como as dos dois vogais executivos, Carla Martins e João B. Serra.

O deputado do PCP eleito pelo círculo de Braga, Agostinho Lopes, tem criticado os vencimentos dos executivos da Capital da Cultura 2012, visto que Cristina Azevedo está a receber 14 300 euros brutos mensais, enquanto os vogais executivos recebem 12 500 euros por mês. A estes valores acrescem ajudas de custo e direito a viatura e telemóvel.

Embora assuma a redução das remunerações, o autarca vimaranense sublinhou que os atuais ordenados tiveram em conta “valores estabelecidos em projectos semelhantes”, considerando-os “plenamente justificados pelo grau de complexidade” de uma iniciativa “de que se esperam frutuosos resultados em curto espaço de tempo”.

Mais de 500 eventos culturais em 2012

O evento Guimarães Capital Europeia da Cultura arranca na noite de passagem do ano de 2011 para 2012, com “um imponente espetáculo de luzes, som e cores que dará forma à ideia de criação da vida”, disse fonte da organização à agência Lusa.

O projeto da Capital Europeia prevê atrair 1,5 milhões de visitantes aos mais de 500 eventos culturais da sua programação.

O organismo conta realizar parcerias com 24 cidades, 12 das quais europeias,gerar 50 novos negócios criativos, desenvolver 200 ações de formação com mais de dez mil participantes. Conta, ainda, envolver 500 voluntários e 100 embaixadores.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório