Saúde

Cão ajuda dona com distúrbio do sono

NULL
Versão para impressão

Uma adolescente britânica que sofre de narcolepsia viu a sua vida radicalmente transformada, há cerca de dois meses, graças à ajuda de um cão especialmente treinado que a acorda sempre que adormece, noticia o jornal Daily Mail.

Devido à sua doença, Kelly Sears, de 19 anos, natural de Essex (Reino Unido) adormece sem qualquer aviso prévio e em qualquer circunstância permanecendo adormecida durante vários minutos.

Agora, a vida de Kelly mudou graças à ajuda de Theo, um ´cocker spaniel` especialmente treinado para despertar a sua dona, lambendo-lhe a cara e o pescoço assim que a jovem cai adormecida.

Theo foi oferecido a Kelly pela associação de caridade Medical Detection Dogs (Cães de Deteção Médica, em português) e é o único cão treinado na Europa para lidar com narcolepsia. Theo também foi treinado para chamar ajuda se Kelly se magoar quando entra no estado adormecido.

Os especialistas da associação estão agora a treinar Theo para detetar os sinais antes dos ataques de narcolepsia, para que possa prevenir a dona antes destes ocorrerem.

Em declarações ao Daily Mail, Kelly afirma que “Theo fez toda a diferença” na sua vida. “saio sozinha com ele e sei que vou estar bem se alguma coisa acontecer, já não estou constantemente preocupada de adormecer”, acrescenta a jovem sublinhando que, devido à sua doença, adormece regulamente em qualquer circunstância: “nas compras, no autocarro e até quando está a subir ou descer escadas”.

“As pessoas costumavam ficar muito preocupadas e chamar logo a ambulância pensando que eu tinha desmaiado, mas por causa do colete de Theo, que diz ´cão de alerta médico em treino`, já não ficam tão preocupadas”, acrescenta.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório