Ciência

Cantar facilita aprendizagem de línguas estrangeiras

Cantar numa língua estrangeira pode melhorar significativamente a sua aprendizagem. A conclusão é de um novo estudo da Reid School of Music da Universidade de Edimburgo, na Escócia.
Versão para impressão
Cantar numa língua estrangeira pode melhorar e facilitar significativamente a sua aprendizagem. A conclusão é de um novo estudo da Reid School of Music da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que traz as primeiras evidências experimentais de que o método de ouvir e repetir a cantar pode ser eficaz para quem tenta aprender um novo idioma. 
 
Três investigadoras daquela universidade, coordenadas por Karen M. Ludke, dividiram 20 adultos em três grupos aleatoriamente para que participassem numa série de cinco testes e, em quatro deles, o grupo que começou a aprender a nova língua cantando pequenas frases nessa língua obteve os melhores desempenhos.
 
Karen M. Ludke e as colegas escolheram como língua para a experiência o húngaro, por se tratar de um idioma desconhecido para a maioria dos falantes de inglês e que é difícil de dominar “por ter uma estrutura e sistema fonético totalmente diferente de línguas como o espanhol e o francês”, explica um comunicado da instituição escocesa.
 
Segundo este pequeno estudo, os adultos que ouviram curtas frases em húngaro e, depois, as cantaram, obtiveram melhores resultados do que aqueles que se limitaram a dizê-las, quer normalmente, quer de forma “ritmada”. 
 
Além disso, num dos testes, os participantes que aprenderam através do canto tiveram um desempenho duas vezes superior aos restantes e mostraram também conseguir recordar-se com mais precisão das frases que tinham aprendido a longo prazo. 
 
“Este estudo fornece as primeiras evidências experimentais de que um método que passe por ouvir e repetir a cantar poderá ser um bom apoio para a aprendizagem de uma língua estrangeira e abre a porta a estudos mais aprofundados nesta área”, realça Ludke.
 
De acordo com a investigadora, falta agora perceber se “a melodia poderá desempenhar um elemento extra na memória, ajudando as pessoas a recordar-se de palavras e frases num idioma diferente com mais facilidade”. 
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub