Desporto

Canoagem: Jovem Diogo Lopes é campeão europeu

O jovem canoísta português Diogo Lopes sagrou-se, este domingo, campeão da Europa na categoria K1 200 durante os Europeus de canoagem sub-23 e júnior que decorreram em Poznan, na Polónia.
Versão para impressão
O jovem canoísta português Diogo Lopes sagrou-se, este domingo, campeão da Europa na categoria K1 200 durante os Europeus de canoagem sub-23 e júnior que decorreram em Poznan, na Polónia. Na mesma distância houve ainda outra medalha para Portugal, a de Joana Vasconcelos, que garantiu o bronze.
 
Além das duas medalhas, os atletas que integraram a comitiva portuguesa estiveram representados num total de nove finais. Diogo Lopes foi a estrela entre os 18 canoístas nacionais ao garantir o título europeu no único dia em que a pista de Poznan foi 'invadida' por condições atmosféricas adversas. 
 
O atleta do KC Castores do Arade, de Lagoa, que já este ano venceu a Regata Internacional de Piestany, a prova jovem de referência mundial, impôs-se em 37,745, deixando a 380 milésimos Robert Akmens, da Letónia, e a 628 milésimos a dupla composta pelo húngaro Balazs Birkas e o polaco Pawel Kaczmarek.
 
Depois da competição, Diogo Lopes mostrou-se satisfeito com a conquista. “Este título dá-me bons indicadores. Que devo continuar a trabalhar, pois só assim se conseguem atingir os objetivos principais”, afirmou o jovem, que disse mesmo acreditar na possibilidade de um título Olímpico. “Depois de ser campeão da Europa, tudo é possível”, admitiu. 
 
“Há uns anos pensava ser impossível. Daqui a poucos anos quem sabe se esta medalha não pode ser olímpica. É preciso muito trabalho e esforço, pois só um atleta é que consegue esse objetivo, e de quatro em quatro anos”, vincou, em declarações à Lusa.
 
O jovem, que se considera “persistente e com objetivos bem definidos” sonha agora acumular este título com o de campeão do Mundo, na prova que decorre de 01 a 04 de Agosto em Welland, no Canadá. 

Medalha de bronze para Joana Vasconcelos
 

De realçar ainda, durante os Europeus de canoagem, o desempenho da atleta olímpica Joana Vasconcelos, que garantiu o bronze nos 200m, conseguindo o seu primeiro pódio a solo em sub-23. 
 
Nos 500m, a atleta do Benfica esteve aquém do seu potencial e foi 5ª, com 1.57,253 minutos, a 2,160 do ouro da sérvia Nikolina Moldovan e com o bronze a ficar à distância de 772 milésimos.
 
Os Europeus sub-23 e júnior juntaram na Polónia mais de 800 canoístas de 31 países, sendo que Portugal esteve representado por 18 atletas, repartidos equitativamente pelos dois escalões.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub