Saúde

Cancro: Nova vacina ataca vários tipos de tumores

NULL
Versão para impressão
Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma vacina capaz de atacar vários tipos de tumores que poderá dar um enorme contributo no tratamento do cancro da mama, do cólon, do ovário e do pâncreas, avança a AFP.
 
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelos investigadores envolvidos no projeto, uma parceria entre a Mayo Clinic, no Arizona, e o Centro do Cancro da Universidade da Geórgia, cujos resultados foram publicados na revista da National Academy of Sciences, nos EUA.
 
Embora a sua eficácia ainda não tenha sido testada em humanos, a vacina mostrou-se promissora em ratos de laboratório. Geer-Jan Boons, um dos autores do estudo, explicou porquê.

Segundo o especialista, “esta vacina provoca uma resposta imunológica muito forte e ativa três componentes do sistema imunológico que reduzem o tamanho do tumor, em média em 80%”. 

 
Em vez de atacar as células cancerígenas diretamente, como é habitual, a vacina “treina” o sistema imunológico para o fazer, ajudando-o a distingui-las através de uma proteína carregada pelos tumores, a MUC1, e a atacá-las.
 
De acordo com os responsáveis pela criação deste fármaco, a MUC1 é encontrada em mais de 70% dos tipos agressivos de cancro, incluindo na maioria dos tumores malignos de mama, pâncreas e em vários melanomas.

Vacina pode ser preventiva
 
Sandra Gendler, professora da Mayo Clinic, destacou que aí reside a grande importância da vacina. Graças a ela poderá ser possível uma terapia “para um grande número de pacientes que atualmente não contam com terapia farmacológica e dependem apenas da quimioterapia”, frisou Gendler. 
 
A vacina contra a MUC1 poderá ser usada não apenas em combinação com a quimioterapia, mas também como medida preventiva em pacientes com alto risco de desenvolver estes tipos de cancro.

A equipa está agora a trabalhar esta descoberta com células cancerígenas humanas em laboratório, esperando-se que seja possível começar a primeira fase de testes clínicos à sua eficácia no final de 2013. 

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub