Sociedade

Cancro: Mogadouro cede transporte grátis a doentes

A Câmara Municipal de Mogadouro, em Bragança, anunciou, este domingo, que vai proporcionar transporte gratuito aos doentes oncológicos que tenham de deslocar-se ao IPO do Porto e não possuam capacidade económica para o fazer.
Versão para impressão
A Câmara Municipal de Mogadouro, em Bragança, anunciou, este domingo, que vai proporcionar transporte gratuito aos doentes oncológicos que tenham de deslocar-se ao Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e não possuam capacidade económica para o fazer.
 
Em declarações à Lusa, Joana Silva, vereadora da Ação Social do município de Mogadouro, explicou que a autarquia considera ser seu dever contribuir para solucionar este problema e facilitar um pouco a vida dos cidadãos. 
 
“É do nosso entender que, apesar de não ser uma competência da autarquia, deve o município assumir a resolução deste problema, uma vez que está em causa o direito aos cuidados de saúde”, afirmou Joana Silva. 
 
Segundo a responsável, há, no concelho, pessoas com graves problemas de saúde, não só do foro oncológico, que não conseguem pagar as deslocações devido ao preço dos transportes e às longas distâncias que separam a vila de Mogadouro do Porto ou de outras cidades onde tenham lugar os tratamentos. 
“O custo do transporte de ambulância para este tipo de doentes ronda os 200 euros de ambulância, o que não é comportável para quem recebe o ordenado mínimo ou reformas baixas”, frisou a vereadora. 
 
“No caso dos transportes públicos, as viagens duram mais de quatro horas e saem muito cedo e estamos a falar de pessoas debilitadas”, acrescentou Joana Silva, que revelou ainda que a proposta foi aprovada por unanimidade pelo executivo de Mogadouro em reunião de câmara, presidida pelo Partido Socialista. 
 
O objetivo da autarquia de Mogadouro é ajudar a minimizar “o sofrimento” dos doentes e das suas famílias, prevendo-se que a cedência de transportes gratuitos arranque a breve prazo. 
 
O transporte será feito através da organização de viagens com marcação prévia para rentabilizar o serviço e alcançar o maior número possível de pessoas. 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub