Ciência

Cancro: Investigação nacional desvenda processo

A revista científica "Nature" publica esta semana um artigo feito por uma equipa de investigadores do Instituto Gulbenkian da Ciência em parceria com investigadores da Universidade de Illinois onde são desvendados os processos biológicos que estão na
Versão para impressão
A revista científica “Nature” publica esta semana um artigo feito por uma equipa de investigadores do Instituto Gulbenkian da Ciência em parceria com investigadores da Universidade de Illinois onde são desvendados os processos biológicos que estão na origem do envelhecimento e da formação de tumores em adultos.

Usando em laboratório as células de levedura, os cientistas descobriram que uma proteína fulcral, a histona, não fornece o sinal químico necessário para parar a divisão celular ou para ativar a reparação nos telómeros.

Os telómeros são estruturas existentes nas extremidades dos cromossomas,
formadas por proteínas e ADN e que têm como função protegê-los do
desgaste a que  são sujeitos quando o ADN é  danificado, por exemplo,
pelas radiações ou fumo do tabaco.

De acordo com a mesma fonte,
os telómeros podem ser comparados às capas plásticas protetoras dos
atacadores de sapatos: perdendo-se estas capas, os atacadores desfiam-se
e vão desaparecendo.

“É incrível, mas parece que a capacidade da célula distinguir entre as pontas dos cromossomas e um dano no meio da cadeia de DNA reside nesta única alteração. De facto, ao longo do genoma esta histona retém o sinal químico, daí que se ocorrerem danos no DNA em qualquer outra região dos cromossomas, estes são reparados normalmente e as quebras unidas”, explica ao Ciência Hoje, o investigador português Miguel Godinho.

Essa função protetora dos telómeros também se desgasta com o processo de envelhecimento, o que leva à junção das pontas dos cromossomas e ao “caos genético” que está na base de tumores.

[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]

Comentários

comentários

Etiquetas

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório