Saúde

Cancro: Fafe assegura transporte para fazer diagnósticos

A Câmara de Fafe, no distrito de Braga, está a assegurar o transporte gratuito às mulheres que necessitem de fazer diagnósticos do cancro da mama no Porto. A parceria entre a autarquia, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e
Versão para impressão
A Câmara de Fafe, no distrito de Braga, está a assegurar o transporte gratuito às mulheres que precisam de fazer diagnósticos do cancro da mama no Porto. A parceria entre a autarquia, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Centro de Saúde de Fafe vai vigorar por três anos.

“Muitas vezes encontram-se lesões que são mais duvidosas e que obrigam a estudos detalhados e aprofundados. Esse estudo é feito no Porto e levantou-se a necessidade de transportar essas senhoras”, explicou o autarca Raul Cunha, em declarações à Lusa.

Desde o final de Fevereiro, já foram transportadas cerca de 60 mulheres. No acordo entre as três partes está também inserida a realização, que já começou, de um rastreio populacional dirigido a mulheres entre os 45 e os 69 anos.

Atualmente, decorre a segunda volta do rastreio, fase que teve início em Dezembro e que se vai prolongar até Junho de 2014.

“É uma ajuda no diagnóstico e no rastreio mais detalhado desta doença, que tem conseguido reduzir de forma interessante a mortalidade nas mulheres neste concelho”, observou Raul Cunha.

Para além do transporte gratuito, a câmara também garante apoio psicológico para as senhoras, sobretudo antes da deslocação.

De acordo com o autarca, o programa tem tido “grande adesão”. Entre julho de 2011 e janeiro de 2012, foram observadas cerca de 5.200 mulheres na primeira volta do rastreio ao cancro da mama no concelho.

O presidente admitiu ainda que este apoio prestado pela câmara é especialmente apreciado pelas mulheres que têm mais dificuldades económicas e que assim veem assegurado o transporte para o Porto sem quaisquer encargos.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub