Saúde

Cancro do Pulmão: Nova forma de tratar a doença

NULL
Versão para impressão
Uma nova forma de tratamento para o cancro do pulmão está a ser investigada por uma equipa de cientistas da Universidade Nacional Australiana. A ideia é conseguir tratar a doença a partir de uma enzima que controla a proliferação de hormonas que, quando descontroladas, podem originar cancro.

O trabalho, liderado por Chris Easton e Lucy Feihua Cao, demonstrou que desequilíbrios nas hormonas peptídicas originam algumas formas de cancro e também doenças inflamatórias e asma. O estudo revela que pessoas com maiores quantidades de calcitonina, um tipo de hormona peptídica, têm menor probabilidade de superar um cancro do pulmão.

Assim, este estudo,  publicado na “Medicinal Chemistry Communications”, revista da “Royal Society Chemistry”, está a trabalhar com uma enzima designada por PAM e a estudar a sua capacidade para ativar hormonas peptídicas.

Os cientistas pretendem, com esta investigação, reduzir a quantidade de calcitonina, nomeadamente através do controlo da atividade da enzima PAM. O objetivo é desenvolver novo medicamento que melhore e prolongue a vida das pessoas com cancro do pulmão.

Uma investigação com frutos

O cancro do pulmão é um dos mais frequentes, constituindo a principal causa de morte por doenças oncológicas no mundo. A investigação constante acerca desta doença é imprescindível.

Cada vez se sabe mais sobre as suas causas e sobre a forma como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detetar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

[Notícia sugerida por Ana Guerreiro Pereira]

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório