Saúde

Cancro da próstata: Campanha apela à vigilância

A Associação Portuguesa de Urologia (APU) irá realizar mais uma edição da Semana Europeia das Doenças da Próstata e 13 a 17 de setembro. A campanha nacional de sensibilização consistirá na implementação de tendas informativas em praças públicas (Lisb
Versão para impressão
A Associação Portuguesa de Urologia (APU) irá realizar mais uma edição da Semana Europeia das Doenças da Próstata e 13 a 17 de setembro. A campanha nacional de sensibilização consistirá na implementação de tendas informativas em praças públicas (Lisboa, Faro, Coimbra e Porto) que contarão com a presença de médicos e enfermeiros disponíveis para esclarecer os portugueses sobre este tipo de patologias e sinais de alerta.

No mesmo âmbito serão ainda distribuídos folhetos em farmácias e centros de saúde, de norte a sul do país.Esta iniciativa pretende apelar a todos os homens com mais de 50 anos a consultarem anualmente o seu médico de família, para prevenir o aparecimento das doenças da próstata, que surgem maioritariamente a partir desta idade e têm um desenvolvimento lento e silencioso.

De acordo com um estudo europeu de 2009 no The New England Journal of Medicine, o diagnóstico precoce do cancro da próstata reduz a mortalidade em 20%.

No entanto, 50 a 60% dos homens já chegam à consulta de urologia com a doença localmente avançada. A vergonha em partilhar os sintomas de natureza sexual, o receio de ser submetido a exames constrangedores, e a ideia de que os problemas urológicos são um fenómeno natural do envelhecimento são alguns dos factores que condicionam a idas ao médico.

Em Portugal, o cancro da próstata ocupa o terceiro lugar da incidência de doenças oncológicas e o segundo em taxa de mortalidade, sendo responsável por cerca de 1800 mortes, por ano. Na maioria dos homens, o cancro cresce de forma lenta e silenciosa, podendo mesmo muitos desconhecer que têm a doença.

O ator Nicolau Breyner, diagnosticado com cancro da próstata em 2009 abraçou de imediato esta campanha da APU e partilha a sua experiência com uma mensagem de esperança com fé na medicina e nas pessoas: “Esse terror de termos um cancro… estes fatores ajudam-nos a ultrapassar essa fase. Com um cada vez maior avanço da ciência e métodos de tratamento, hoje mais evoluídos e eficazes, ficamos mais confiantes.”

Locais onde vão estar implementadas as tendas informativas das 10h às 17h:
– Lisboa – 13 e 14 de Setembro – Praça da Figueira
– Faro – 15 de Setembro – Jardim Manuel Bívar
– Coimbra – 16 de Setembro – Praça 8 de Maio
– Porto – 17 de Setembro – local a definir

Pode fazer download do folheto informativo clicando aqui.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório